Assine o fluminense

Um resgate da cultura do voguing no Circo Voador

D.O.M. celebra dança e música com a participação de ícones do movimento

A cantora Niki Haris e os dançarinos Carlton Wilborn e Jose Xtravaganza, ligados à cena do voguing no fim dos anos 80, participam do evento na tenda da Lapa

Fotos: Divulgação

Neste domingo (19), o Circo Voador será palco do evento D.O.M. (Dope On Music), que reunirá diversos talentos da música e da dança mundial. 

Faz parte da programação do evento a cantora norte-americana Niki Haris, que virá ao Brasil especialmente para compor, produzir e lançar seu novo single. A cantora foi backing vocal de Madonna por 14 anos. O cenógrafo americano Carlton Wilborn foi convidado para descobrir e selecionar novos talentos brasileiros da dança que serão apresentados ao público em performances produzidas especialmente para a festa, em uma ação de fomento à dança. D.O.M. também receberá performances brasileiras de voguing, movimento que surgiu nos clubes undergrounds nova-iorquinos, onde artistas negros, latinos e LGBTs criavam suas próprias coreografias inspiradas nas poses de modelos e artistas das capas de revistas de moda durante a década de 1980. Para prestigiar os grupos nacionais, o dançarino Jose Xtravaganza, um dos pioneiros do movimento e ídolo dos adeptos do Vogue, foi especialmente convidado.

Tanto Niki quanto Carlton e José já trabalharam com a rainha do pop Madonna nos anos 90. Todos participaram do icônico videoclipe da cantora, “Vogue”, de 1990, que popularizou a dança mundialmente. O nome “Vogue” foi inspirado na famosa revista de moda americana, trazendo para as pistas algumas das poses que os modelos fazem nos ensaios fotográficos de moda, acrescentando um pouco de ironia e provocação. No Brasil, o movimento voguing apareceu timidamente há aproximadamente cinco anos, com alguns praticantes que gravavam suas performances e postavam em suas redes sociais. Mas, recentemente, o estilo de dança e atitude se consolidou. As houses (ou casas voguing) se estruturaram com afiliados, e são extremamente fortes e organizadas, especialmente nas capitais como Rio, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Recife.

E para completar esse festival de atrações, os principais DJs brasileiros da house music, Gigios, Eduardo Castelo e Felipe Venâncio, recebem Joi Cardwell, a diva nova-iorquina e ícone da house music.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top