Assine o fluminense

Uma conexão entre arte latina e europeia

Niteroienses somam 35% dos visitantes da BELA Bienal

O evento - que teve a primeira edição em 2012, em Portugal - acontece anualmente, sendo uma edição na Europa e outra no Brasil.

Foto: Divulgação

Está em cartaz no Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro, até 12 de maio, a quarta edição da Bienal Europeia e Latino Americana de Arte Contemporânea (BELA Bienal). 

O evento - que teve a primeira edição em 2012, em Portugal - acontece anualmente, sendo uma edição na Europa e outra no Brasil. Tem o objetivo de promover um diálogo intercultural entre as artes europeia e latino americana, reunindo expressões como fotografia, pintura, gravura, street-art, objetos e instalações. 

Este ano, estão presentes obras de vários artistas do Brasil - incluindo figuras de destaque na mídia, como Gugu Liberato, Vannessa Gerbelli, Natália Lage; e niteroienses, como Deborah Netto, Marcello Duprat, Rosa de Jesus e, mais recentemente, Bere -, Argentina, Alemanha, Suécia, Portugal, Suíça, Irlanda, Holanda, Dinamarca e Finlândia. 

A cidade de Niterói não está bem representada somente no quadro de expositores, mas também marca presença cativa na visitação. Segundo o curador Edson Cardoso, desde a inauguração - que aconteceu dia 27 de março - os niteroienses representam cerca de 35% do total de visitantes. 
“A partir do livro de assinaturas, fizemos uma contabilidade e chegamos ao número de pessoas que vêm de Niterói. Muitos trabalham aqui e muitos vêm visitar o Rio no fim de semana, porque é muito perto e acessível. Você atravessa à barca e já está aqui no circuito de arte, que é o Centro Cultural Correios, o CCBB e a Casa França Brasil”, explica Edson. 

O curador também acrescenta que a BELA Bienal tem a missão de despertar o público para questões importantes, como, por exemplo, a sustentabilidade - tema muito forte em alguns países da Europa, como a Finlândia. 

A cidade de Niterói não está bem representada somente no quadro de expositores, mas também marca presença cativa na visitação

Foto: Divulgação

O Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro fica na Rua Visconde de Itaboraí, 20, no Centro. Fica aberta à visitação até 12 de maio, de terça a domingo, das 12h às 19h. Entrada franca. Classificação: livre. Telefone: 2253-1580. 

 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top