Assine o fluminense

Viva e original: ode à música brasileira

Cantora e compositora Ilessi lança o álbum 'Mundo Afora: Meada' em show na terça-feira

Ilessi tem 36 anos e vem juntando, há oito anos, letras e melodias autorais

Foto: Divulgação/Helena Cooper

Nesta terça-feira (25), às 19h30, o Sesc Ginástico recebe a cantora e compositora Ilessi para o lançamento do álbum “Mundo Afora: Meada”, um disco-manifesto que propõe mostrar o quanto a música brasileira continua viva e original. 

O repertório conduz o ouvinte em uma viagem por muitas paisagens sonoras distintas. O título “Mundo Afora: Meada” é inspirado na obra “Grande Sertão Veredas”, do escritor João Guimarães Rosa, e seu conceito remete ao clássico LP de Milton Nascimento, “Minas”, que precede o “Geraes”, de 1976. 

No disco, predominam arranjos cheios, com vasta instrumentação rara, como kanjira, pakawaj e morchang, da Índia; métalo – um metal tocado com baqueta –, tambora e alegre, da América Latina; guitarras e sopros; além de clássicos como o violoncelo, e pouco usuais como a ronda moderna. E o disco não mistura só os instrumentos, mas também os ritmos, mesclando rock, baião e forró. 

O disco aponta para o próximo trabalho, pois inicialmente foi idealizado para ser um álbum duplo, que traria um panorama de jovens compositores de todas as regiões do Brasil. Então, Ilessi decidiu fazer dois discos de 10 faixas, cada. O próximo já tem título: “Mundo Afora: Do Caminhar”.

Ilessi tem 36 anos e vem juntando, há oito anos, letras e melodias autorais. É uma pesquisadora nata e se desdobra nas funções de professora de canto e curadora da edição carioca do projeto Sonora – atividade que exerce desde 2016. Em 2017, junto com Aline Gonçalves, Marcela Velon e Carol Panesi, formou o Coletivo Essa Mulher, que realiza eventos com temática feminina. 

O Sesc Ginástico fica na Rua Graça Aranha, 187, no Centro do Rio. Terça (25),  às 19h30. Preço: R$ 30 (inteira). Classificação: livre. Telefone: 2279-4027.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top