Assine o fluminense

Duas novas mostras chegam à cidade hoje

Miro PS, Katia Politzer e Reitchel Komch expõem obras

“Metamorfose”, do artista Miro PS; e “Dos gestos e do tempo: uma intersecção dos olhares”, de Katia Politzer e Reitchel Komch entram em exposição nos Correios

Foto: Divulgação

O Espaço Cultural Correios Niterói recebe neste sábado (23) duas novas exposições: “Metamorfose”, do artista Miro PS; e “Dos gestos e do tempo: uma intersecção dos olhares”, de Katia Politzer e Reitchel Komch. A primeira ficará em quatro salas, e reúne cerca de 60 obras do artista visual, entre instalações, colagens, pinturas, videoarte e gravuras.

O nome da exposição faz referência à transformação no modo de vida do homem frente aos avanços tecnológicos. A mostra fica em cartaz de 23 de março a 25 de maio de 2019, com curadoria de Lia do Rio.

“Nós temos a necessidade natural de seguir códigos, sinais, regras, como uma máquina que recebe comandos. A tecnologia propôs dois mundos: o físico e o virtual. O progresso e a tecnologia não pediram permissão para te inserir nesse lugar. Te dão um cartão de crédito e débito e uma senha, e você tem que se virar. Não importa se você é rico, pobre, idoso, jovem. Costumo dizer que a única saída é entrar. Você precisa disso para conduzir sua vida. Também tenho uma preocupação com o ‘autismo social’. As pessoas andam de cabeça baixa, teclando no celular”, revela o artista com 20 anos de experiência em TI.

A segunda exposição, com curadoria de Áureo Guilherme Mendonça e cocuradoria de Sílvia Neves, é uma realização do Ateliê Casa 404, com apoio da UFF. Entre as obras, estão as esculturas da Katia e as pinturas de Reitchel. Existe uma cumplicidade gestual que emana dos trabalhos das artistas e estabelece uma troca de olhares, inclusive entre o público e as produções. Fica em cartaz até o dia 15 de maio. 

“A interação acontece pelo irrompimento de uma sequência imaginária que nos permite caminhar pelas manchas e sombras das obras e sentir seus movimentos mais subliminares. O tempo sempre esteve no limiar do gesto do artista. A arte mantém esse dispositivo histórico mesmo que se argumente com a evidência de sua efemeridade”, analisa Áureo Guilherme.

O Espaço Cultural Correios Niterói fica na Av. Visconde do Rio Branco, 481– Centro (em frente à estação das barcas) – Niterói.
Entrada franca. De segunda a sábado, das 11h às 18h, exceto feriados. Metamorfose: 25 de março a 25 de maio. Dos gestos e do tempo: uma intersecção dos olhares: até o dia 15 de maio. Aberturas: hoje (23), às 15h.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top