Você faz a notícia

Geolibras, ferramenta para inclusão online

Glossário do portal já possui mais de 300 cidades cadastradas

Geolibras, usuários podem acessa ferramenta gratuitamente pela internet

Foto: Marcelo Feitosa

Através de uma ação conjunta de vários pesquisadores da área de educação inclusiva, a professora de Mestrado em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense (UFF), Ruth Maria Mariani Braz, idealizou um projeto para ajudar no aprendizado da comunidade surda: o Geolibras. Ainda em fase de construção, trata-se do primeiro glossário de geografia em libras online do Brasil. A iniciativa visa contribuir para a educação dos surdos, disponibilizando gratuitamente um inventário de todas as cidades brasileiras em libras. 

Atualmente, o glossário já possui mais de 300 cidades cadastradas entre todos os estados. Ruth Mariani diz que a intenção principal do glossário é buscar a integração entre a comunidade surda de todo o país.

“A intenção é que o Sul conheça as cidades do Norte e vice-versa. É provocar uma comunicação entre todos para que este país de dimensões continentais, onde possuímos inclusive regionalismo da língua, possa estabelecer contato e estar mais integrado. Cada prefeitura que quiser pode enviar o seu vídeo do sinal para a nossa página do Facebook. O objetivo é formar um cadastro de todos os mais de 5 mil municípios do Brasil”.

O glossário já possui os sinais em libras de todas as capitais brasileiras. “Temos pesquisadores de todo o Brasil: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro e outros. Todos aqueles que quiserem contribuir com a nossa iniciativa serão bem-vindos. Estamos ampliando esse tipo de comunicação e existe a possibilidade de estendermos para fora do Brasil. Já tenho o contato de uma pesquisadora que fará os sinais de Portugal”, informou.

O projeto faz parte do Núcleo de Educação Inclusiva Galileu Galilei, que promove reuniões no laboratório do Campus do Valonguinho (UFF), no Centro de Niterói. Junto ao Geolibras, está o Calculibras, um glossário de matemática em libras, também disponível pela internet, criado pelo professor de matemática do Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (IEPIC), Danilo Carvalho. Apesar de ser independente, o Calculibras também foi incorporado ao Grupo Galileu Galilei.

O Geolibras, assim como os demais projetos do Grupo Galileu Galilei, não tem fins lucrativos e pode ser acessado de forma livre e gratuita através do site: http://projetogalileu.wixsite.com/geolibras. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Scroll To Top