Assine o fluminense

Inscrições abertas para o 'Férias Científicas' do Vital Brazil

Evento gratuito oferece 20 vagas para semana de atividades

Um dos pioneiros na pesquisa e produção de antídotos contra animais peçonhentos, o Instituto Vital Brazil (IVB) mantém na sua programação, duas vezes por ano, um evento lúdico e educativo voltado para a garotada: as Férias Científicas. As inscrições para a próxima turma abrem hoje, e o público-alvo são crianças de 8 a 10 anos. As atividades acontecerão entre os dias 24 e 28 de julho, das 13h40 às 16h30.

O objetivo do instituto é promover a divulgação científica para o público infantil de forma descontraída e enriquecer as atividades educacionais da criança. A programação é gratuita, e inclui aulas sobre cobras, aranhas e escorpiões; cadeia alimentar; produção de soros; mitos e lendas dos povos indígenas; e visitas a diversos espaços do IVB, como o serpentário, aracnário e o biotério.

"As crianças têm curiosidade de conhecer esses animais, e é importante que elas aprendam um pouco mais sobre o assunto, além de despertá-las para o espírito científico", ressaltou Claudio Machado, chefe da Divisão de Herpetologia do IVB.

Disseminar o conhecimento sobre animais venenosos é também uma forma de evitar que certas crendices sobre como atender uma vítima de acidentes seja propagado, como por exemplo colocar folhas ou pó de café sobre uma picada de cobra ou fazer torniquete no local atingido. Segundo Machado, essas e outras providências equivocadas podem causar um mal ainda maior.

As Férias Científicas sempre acontecem em julho e em janeiro. As crianças que estiveram nas últimas edições não poderão participar. Para os interessados, pede-se que o responsável faça a inscrição no Centro de Estudos do Instituto Vital Brazil, de segunda a sexta, das 9h às 11h ou das 14h às 16h, portando documento de identidade, CPF e cópia da certidão de nascimento, além de duas garrafas PET 2 litros com tampa e jornal para uso nas atividades. O endereço é R. Maestro José Botelho, 64, em Niterói.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top