Assine o fluminense

‘Ensaio do Sonho’ chega hoje à cidade

Maria Clara Maia traz sua exposição ao Espaço Cultural Correios Niterói

Conhecida por fazer esculturas em tecido, estandarte e telas, a mostra de Maria Clara Maia reúne 30 obras e outros materiais

Foto: divulgação

Memória, sonho, movimento, sorte e autoconhecimento são temas trabalhados voluntariamente e respeitosamente por Maria Clara Maia na sua exposição “Ensaio ao Sonho”, cuja vernissage acontece neste sábado (16), às 15h, no Espaço Cultural Correios Niterói. Maria Clara tem 40 anos, dos quais 20 são dedicados à arte. Conhecida por fazer esculturas em tecido, estandartes e telas, a mostra reúne 30 obras e outros materiais, como uma gaveta antiga e um tampo de mesa. 

“Utilizo técnicas variadas. Na estreia, farei uma performance, que chamo de ‘Oráculo’. Desde nova jogo tarô, sou autodidata e há pouco tempo descobri que minha bisavó era cigana e jogava tarô muito poderosamente. Vou estar com a mesa preparada para abrir uma carta para quem quiser sentar ali comigo frente a frente para conhecer sua sorte. Darei uma pergunta e uma resposta através das cartas. Será uma homenagem à história, que quanto mais busco mais me reconheço parte dela”, adianta.

A mostra pretende levar uma reflexão sobre o coletivo e o particular, e expandir o olhar do público para além de suas existências. De acordo com Maria Clara, a partir do momento em que decidiu viver melhor consigo, entendeu que precisava se conhecer e se respeitar como ser único e insubstituível. 

“Saber quem eu sou, ocupando meu lugar. O lugar que quero estar. Percebo também que não basta apenas me conhecer e respeitar, mas que, para eu viver melhor, preciso respeitar e me pôr no lugar do outro também. Para isso, passei a buscar entender melhor o lugar e as condições onde eu vivo. Procurando amar e respeitar tudo à minha volta. Não é sempre que consigo, por isso digo que é um exercício, que sigo praticando, como o ato de questionar. Estou farta desse mundo competitivo. Acredito piamente que o sol pode brilhar pra todos”, analisa. 

Maria Clara trabalhou com moda e como professora de balé e coreógrafa – formações estas que influenciaram diretamente nas suas criações artísticas. Atualmente, dedica a elas todo o seu tempo. 
“Entendo que minha arte sou eu. Minha vida é cor e movimento. Tudo que penso, penso no ritmo, eu vivo no ritmo do “...eeeee cinco seis, sete, oito eeee um...”. Então, não tem como ser diferente”, afirma. 

O Espaço Cultural Correios Niterói fica na Av. Visconde do Rio Branco, 481, Centro. Abertura dia 16, às 15h. Visitação: de 18 de março a 18 de maio. De segunda a sábado, das 11h às 18h. Exceto feriados. Entrada franca.

Conhecida por fazer esculturas em tecido, estandarte e telas, a mostra de Maria Clara Maia reúne 30 obras e outros materiais

Foto: divulgação

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top