Assine o fluminense

Itacoatiara Pro é adiado para este sábado

Expectativa de ondulação é grande para os próximos quatro dias

Conforme estava previsto o Itacoatiara Pro foi novamente adiado nesta sexta-feira (22) postergando em mais um dia o reinício da etapa brasileira do Circuito Mundial de Bodyboarding. A previsão vem se concretizando ao longo da semana e a expectativa é enorme para os próximos quatro dias da janela de espera do evento. Uma ondulação de Sul/Sudoeste encostou com força e a previsão indica até 3 metros de onda entre sábado e terça.

"Nós não poderíamos esperar algo melhor do que isso. Todos os gráficos têm apontado a mesma coisa e até agora não falhou. Se a ondulação se manter dessa forma a partir de sábado teremos o melhor swell desses sete anos de Itacoatiara Pro", comenta Pedro Kurdian, Presidente da Associação de Bodyboard de Niterói.

Com isso a expectativa para a estreia dos tops aumenta a cada hora, especialmente devido ao novo formato de competição que será utilizado pela primeira vez no Brasil. Implementado esse ano e já testado em Arica, no Chile, o novo modelo de disputa permite que os 32 classificados para o evento principal caiam na água três vezes. Nessas três baterias os atletas devem puxar ao máximo o nível de radicalidade, pois apenas as três melhores ondas serão computadas no somatório, independente em qual bateria elas tenham sido feitas. 

O Brasil consolidou-se como a nação com o maior número de atletas no evento principal, com dez atletas defendendo as cores da bandeira brasileira contra 5 havaianos, 3 sul-africanos, 3 australianos, 3 chilenos, 2 franceses, 2 portugueses, 1 marroquino, 1 argentino, 1 peruano e 1 de Ilhas Reunião. A lista de brasileiros inclui os integrantes dos top-24 - Eder Luciano (SC), Uri Valadão (BA), Roberto Bruno (CE) e Dudu Pedra (RJ) - os Wild Cards - João Zik (RJ) e Sócrates Santana (RJ) - além dos quatro classificados através das triagens - Adejaldo Silva (RJ), Isaias Ravyc (CE), Hugo Medeiros (RJ) e David Barbosa (RJ).

Tricampeão mundial do ISA Games, Eder Luciano falou sobre a espera para o início do evento principal. "Apesar de não ter competição temos uma condição boa para treinos e a gente tem surfado bastante. A ansiedade é enorme para esse swell, quem sabe não seremos abençoados com ótimas condições mais uma vez aqui em Itacoatiara. Temos quatro dias bons de previsão e a expectativa dos atletas é a mesma de podermos competir nas melhores condições na melhor praia do Brasil. Estamos concentrados e prontos para representar bem nosso país", disse.

Uma nova chamada será realizada nesse sábado (23), às 7h. 

Baterias do evento principal

#1 – Jared Houston (AFS) x Uri Valadão (BRA) x Brahim Iddouch (MAR) x Mack Crilley (HAV)
#2 – Antonio Cardoso (POR) x Tristan Roberts (AFS) x Sócrates Santana (BRA) x Adejaldo Silva (BRA)
#3 – Eder Luciano (BRA) x Alan Munoz (CHI) x Isaias Ravyc (BRA) x Patrick Orr (HAV)
#4 – Tanner McDaniel (HAV) x Maxime Castillo (FRA) x Roberto Bruno (BRA) x David Barbosa (BRA)
#5 – Pierre Louis Costes (FRA) x Miguel Rodriguez (PER) x Nicolas Chiara (ARG) x Kevin Torres (CHI)
#6 – Dudu Pedra (BRA) x Amaury Lavernhe (I REU) x João Zik (BRA) x Sammy Morrentino (HAV)
#7 – Jacob Romero (HAV) x Lewy Finnegan (AUS) x Lachlam Cremsie (AUS) x George Humphreys (AUS)
#8 – Iain Campbell (AFS) x Dino Carmo (POR) x Sacha Damjanic (CHI) x Hugo Medeiros (BRA) 
 
Itacoatiara Pro – Galeria de campeões

2012 – Dave Winchester (Austrália)
2013 – Amaury Lavernhe (Ilhas Reunião)
2014 – Jared Houston (África do Sul)
2015 – Amaury Lavernhe (Ilhas Reunião)
2016 – Alex Uranga (País Basco)
2017 - Diego Cabrera (Ilhas Canárias)
 
O Itacoatiara Pro é um oferecimento da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e da Neltur. O evento conta com o patrocínio da SGA Toyota e co-patrocínio da NET, Kpaloa e CNH – Centro Hospitalar de Niterói. A etapa válida como evento Grand Slam do APW World Tour tem o Canal Off e Rico Surf como media Partners e  apoio do Restaurante Saboreando,  4 cantos turismo, Cerveja Sol, Puro Suco, Waysuplementos, Ofurô Brasil, Acorp eventos, Palm Club, Ecoponte e Lanchonete Céu e Mar. Os colaboradores são a Casa do Costão, Pousada Praia de Itacoatiara, Pousada Itacoatiara INN, Pampo Clube, Joama Construtora, Pousada Dunas de Itaipú, Academia Aquafish, FisiosportCenter, Pousada Pedras Brancas, Hostel Terraço Elefante e Oceanica Rent a Car. O evento é licenciado pelo INEA e pela RESEX.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top