Assine o fluminense

Itacoatiara recebe desafio de tubos

Campeonato inusitado acontecerá neste sábado, a partir das 8h, e será dividido em quatro categorias. Locais prometem agitar

Um tubo perfeito recebe alta pontuação dos jurados, em qualquer campeonato de surfe e Itacoatiara proporciona a manobra

Divulgação

Uma das praias com ondas mais tubulares do Brasil é o templo do surf niteroiense: Itacoatiara. O palco das competições nacionais mais importantes vai receber neste sábado, a partir das 8h, uma competição um tanto quanto inusitada e criada pelos próprios surfistas locais: o desafio de tubos Túnel Crew Shootout. Os juízes da prova julgarão exclusivamente a manobra feita pelos atletas.

Segundo a surfista e colunista de O FLUMINENSE Paola Simão, a competição se dará da seguinte forma: Túnel Cria (formada por 8 atletas de até 21 nos), Túnel Hero (8 baterias composta por 4 atletas, sendo alguns de fora da cidade que são destaques no cenários mundial do surf de ondas grandes e tubulares como Marcelo Trekinho, Lucas Chumbo  e Daniel Rangel),  categoria  Black Belt (composta por 4 atletas faixas pretas de Jiu-jitsu que são referência na cidade e no mundo, como o mestre Ricardo Arona, Rodrigo Saint-Clair, David Chalub e Marcos Mendes) e a  Expression Session, que será totalmente aberta para qualquer modalidade aquática.

“A Túnel Crew foi criada em 2011 com o intuito de participar de um campeonato de surf digital na época. Hoje já consolidada, a marca se transformou em um movimento que reúne os locais de Itacoatiara e o estilo de vida que o esporte proporciona”, disse Paola.

Já confirmaram presença no evento os surfistas locais Guilherme Herdy, Angelo Bittar, Gabriel Sampaio, Beg Rosemberg, entre outros.

Para os surfistas da nova geração, a prova será mais uma aula do que uma competição.

“Surfar em Itacoatiara e sair do mar sem pegar um tubo é um crime. O maneiro é que a competição é completamente voltada para aquilo que o mar tem de mais legal, que a possibilidade de surfar com essa manobra. Vai ser muito insano”, disse o surfista Ítalo Mantovani, também local de Itacoatiara.

Já para Estevão Soares, que acabou de voltar do Havaí, ver os amigos pegando tubos em Itacoatiara o fará lembrar da sua infância.

“Eu lembro que meu pai tirarava um dia só para eu pegar tubo. É uma das manobras de maior controle no surf”, explicou o atleta local.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top