Assine o fluminense

Libertadores terá final em jogo único

Edição atual será a última com duas partidas na decisão

Final da Libertadores será decidida em jogo único a partir do ano que vem

Foto: Divulgação / Conmebol

Nesta sexta-feira (23), a Conmebol anunciou que a final da Libertadores será disputada em jogo único a partir de 2019. A edição atual será a última com dois jogos na decisão. A medida foi aprovada por unanimidade pelo conselho.

O estádio será definido pela entidade. A ideia é fazer a decisão em um sábado, e cada finalista receberá cerca de 2 milhões de dólares (aproximadamente R$ 6,46 milhões), mas 25% referentes a bilheteria. Os times não irão arcar com os custos da organização.

O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez explicou os motivos de fazer jogo único na final do torneio continental: “A partir de 2019, a Conmebol Libertadores se definirá em uma apaixonante final única, transmitida em um horário nobre, em um campo definido com antecedência. Mais que uma partida, este será um grande evento esportivo, cultural e turístico que trará grandes benefícios para o futebol sul-americano”, afirmou o dirigente.

A decisão do conselho surgiu após uma série de estudos elaborados para fortalecer os torneios da Conmebol em termos de qualidade, organização, segurança do evento, renda do torneio e a infraestrutura.

Domínguez ressaltou todos esses objetivos: “Esta decisão deve-se ao objeto estratégico de promover o desenvolvimento esportivo do futebol sul-americano através de maiores recursos, mais investimentos e padrões melhores em todos os níveis. Além de gerar mais renda para reinvestir no desenvolvimento esportivo, a final em jogo único será uma ótima oportunidade para a América do Sul dar um grande salto em infraestrutura esportiva, organização de eventos, controles de segurança, conforto e atenção nos estádios”, concluir o mandatário da entidade.

Em 2017, o formato já foi mudado. Com 47 clubes, três fases eliminatórias e competição esticada até dezembro, mas com ainda a finalíssima em duas partidas. Neste ano, o mesmo tem sido feito, e a partir de 2019, final em jogo único.

 A Libertaodres tem como favorita para receber a final em jogo único nos dois primeiros anos, a cidade de Lima, capital do Peru. A mudança pe mais visando dar maior rentabilidade ao principal torneio da América do Sul.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top