Assine o fluminense

Remadores locais concluem a Expedição da Independência

Os quatro atletas niteroienses saíram de Itaguaí e finalizaram a aventura em Ubatuba

Terminou neste sábado, na praia de Itaguá, em Ubatuba (SP), a Expedição da Independência, se consolidando como a maior em número de dias de canoa havaiana do Brasil. Os quatro remadores naturais de Niterói (RJ) (Douglas Moura, André, André Guerbatin, Raysa Ribeiro e Gabriel Matos) finalizaram o trajeto em nove dias contabilizando 160 quilômetros percorridos com mais de 30 horas navegadas pelo mar da Costa Verde no Sul Fluminense e Litoral Norte de São Paulo.

A Expedição da Independência, que teve o patrocínio da concessionária SGA Toyota, largou na sexta-feira, dia 1º de setembro, da praia de Conceição de Jacareí (RJ), cidade antes de Angra dos Reis (RJ), seguindo para duas paradas em Ilha Grande, no município de Angra dos Reis, depois quatro dias no município de Paraty (RJ) e chegando ao estado de São Paulo na última quinta-feira na primeira praia do estado em Camburi. Os remadores fizeram a última parada na Ilha de Prumirim onde não conseguiram montar suas barracas na noite de sexta para sábado e tiveram que dormir direto na areia e sem cobertor. 

Neste sábado eles rumaram mais cerca de três horas para o destino final. Douglas Moura, organizador da expedição e que já participou de algumas competições internacionais como a segunda maior do mundo na França ano passado, comemorou: “A sensação primeiro de tudo é de dever cumprido. A segunda é de gratidão, a Deus, aos amigos, felicidade compartilhada com meus companheiros, nos tornamos uma família, muita emoção. É a realização de um modo geral, sonho completado”, disse: “Tivemos que mudar o planejamento, algumas coisas,antecipamos um dia a ida e chegada e tudo o que propomos mudar deu tudo certo, nos adaptamos às circunstâncias de mar grande, vento, maré, ondulação”, seguiu detalhando a principal dificuldade vivida no trajeto entre a praia Vermelha, em Ilha Grande, e a praia grande de Cajaíba, em Paraty (RJ) com seis horas no mar e ventos que sopraram entre 15 e 20 nós.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Scroll To Top