Você faz a notícia

Marcenaria otimiza e garante personalidade aos ambientes

Segundo especialistas, trabalho realizado de forma inteligente é o grande segredo da decoração

A marcenaria pode integrar cômodo e camuflar objetos, tornando espaços mais agradáveis e cheios de personalidade

Foto: Divulgação

Uma das atividades mais antigas do mundo ainda se mostra fundamental nos dias de hoje quando o assunto é decoração e design de ambientes. A marcenaria, arte de transformar a madeira em objetos, quando aplicada aos ambientes domésticos e comerciais pode proporcionar beleza, funcionalidade e soluções que se integram aos mais variados espaços e estilos, e por isso, é amplamente utilizada pelos profissionais em seus projetos.

O trabalho de transformar madeira em um objeto útil ou decorativo é extremamente versátil e pode ser aplicado em todos os espaços, tanto em áreas internas quantos externas. Um aliado fundamental para arquitetura, decoração e design de interiores, com soluções que possibilitam um melhor aproveitamento do espaço e proporcionam uma estética diferenciada e personalizada, como explica a arquiteta Andressa Almeida.

Uma das atividades mais antigas do mundo está inovando conceitos nos tempos modernos

Foto: Divulgação

“Em função dos espaços cada vez mais menores dos imóveis é cada vez mais fundamental o uso desse recurso. Principalmente para quem quer uma customização, pois encontra na marcenaria a possibilidade de um móvel ser feito sob medida. Muitas vezes um móvel pronto de uma loja não cabe no ambiente ou não atende todas as necessidades. Além da flexibilidade nas medidas, a marcenaria oferece também diversos tipos de materiais, e, assim, infinitas possibilidades para criar. Ambientes de uso contínuo, como sala de estar, sala de jantar, hall, fachadas e deques, também podem contar detalhes diferenciados e acabamentos rebuscados”, ensina Almeida.

Por se tratar de uma matéria prima escassa, as tendências de marcenaria atuais estão muito atreladas à questão da sustentabilidade. Apesar do uso de folheados industriais de madeira ainda estar em alta, a utilização de outros materiais ecologicamente corretos, como o pínus, vem aos poucos ganhando destaque, ressalta a arquiteta Fernanda Ramos.

“Já nem é mais novidade projetos com um olhar mais “clean”, com móveis mais bem aproveitados e que causam um efeito de menos volume no ambiente. O aproveitamento de móveis antigos em projetos mais modernos também tem sido bem procurado. Independentemente do estilo, é fundamental compreender as características do local, dimensões, a incidência de luminosidade direta e indireta no ambiente, o uso de texturas e cores, ter o conhecimento sobre os anseios moradores, entre outros aspectos que precisam estar em plena harmonia para a marcenaria se destacar”, explica Ramos. 

Mas quando bem utilizada, uma boa marcenaria ajuda a organizar a vida de todos os moradores de uma residência ao mesmo tempo em que decora os espaços, por isso, segundo a arquiteta Cyntia Sabat, quem trabalha com ambientes está sempre fazendo o uso desse trabalho, seja em armários, criados-mudos ou até mesmo apenas em detalhes, como uma porta colorida, entre outras várias possibilidades. “Só precisamos saber escolher e usar o material adequado para cada ambiente”, ressalta Sabat.

A marcenaria também pode integrar cômodos, camuflar objetos, tornando cada espaço mais agradável e cheio de personalidade, lembra a designer de interiores Thais Medeiros. Segundo ela, podemos recorrer à técnica também para esconder uma TV no living, camuflar toda a fiação elétrica e de rede de um escritório, exibir ou ocultar uma copa, entre outras opções, mantendo a privacidade sem eliminar a integração.

“Na verdade, a marcenaria inteligente é o grande segredo da decoração. Ela é a grande responsável por um projeto funcional e transformador. Outra grande tendência, por exemplo, é integrar os ambientes através de painéis, dando aos espaços dupla funcionalidade. Indispensável. Um quarto perfeito pede um projeto perfeito de marcenaria, seja para um closet ou armário. Para sala, um bom home theater, e para cozinha, uma linda marcenaria planejada que atenda às necessidades de quem vai utilizar o espaço. Enfim, lares totalmente projetados para atender necessidades e com total aproveitamento de espaços”, conclui a designer.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top