Assine o fluminense

Eclipse atrai milhares de curiosos

Niteroienses se reúnem no Parque da Cidade, MAC, Costão e em outros pontos da cidade para acompanhar fenômeno

Grande procura de visitantes no Parque da Cidade provocou congestionamento

Foto: Marcelo Feitosa

Os olhos dos moradores de niterói se voltaram para o céu no anoitecer desta sexta-feira (27) por um motivo especial: o mais longo eclipse lunar do século. O raro fenômeno atraiu um grande número de pessoas para pontos turísticos da cidade que garantiram um melhor ângulo para acompanhar o evento. O Parque da Cidade, na Zona Sul de Niterói, por exemplo, que prolongou seu horário de funcionamento, recebeu centenas de pessoas, dentre elas muitas famílias e turistas. A jovem Sophia Rodrigues, moradora da cidade, contou como foi acompanhar o evento.

“Eu subi o Parque da Cidade hoje sabendo que ia acontecer o eclipse e por isso trouxe meus amigos e minha amiga Carol, que não é daqui, para admirar a lua sangrenta, não poderia perder” explicou Sophia. Por sua vez, Carolina Catã, moradora do Rio, contou as dificuldades que passou no caminho para poder participar do momento.

“Com esse engarrafamento tivemos que subir a pé! Mas como eu vim só para isso, o sacrifício valeu a pena no final, foi muito lindo” explicou Carolina.

Agentes de trânsito e a Guarda Municipal de Niterói estiveram presentes para organizar o trânsito e evitar qualquer tipo de confusão no local. Além do Parque da Cidade, o Parque Estadual da Serra da Tiririca abriu o Costão de Itacoatiara até mais tarde para que as pessoas pudessem visualizar o eclipse. Erick Scarponeti, também morador da cidade, falou um pouco de sua experiência.

“ Como eu já moro na cidade, vim para encontrar meus amigos e prestigiar esse fenômeno que não acontece todo o dia. Uniu o útil ao agradável já que eu sempre gostei de astronomia”, destacou Erick.

Outro local que recebeu muitos visitantes foi o Museu de Arte Contemporânea (MAC), na Boa Viagem. A rampa e o pátio do museu ficaram lotados. O eclipse da Lua ocorre quando o Sol, Terra e Lua ficam alinhados nesta ordem. O Sol, iluminando a Terra, faz uma sombra no espaço em duas partes: a penumbra, que ainda revela raios do Sol, e a umbra, que não recebe qualquer feixe de luz. Desta vez o evento durou mais tempo, cerca de 1h43min para a alegria das pessoas.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top