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Cuidados com a saúde para a maratona do carnaval


Além da hidratação, é importante dar atenção aos materiais das roupas e aos produtos usados na pele

Cuidados com a saúde para a maratona do carnaval

Foto: Divulgação

Curtir as festas do carnaval exige mais do que disposição e energia: é preciso se preparar para o corpo aguentar a maratona de blocos de rua, bailes nos clubes e desfiles de escolas de samba nos Sambódromos (mesmo que seja como espectador). Também é essencial dar atenção aos materiais das roupas e aos produtos usados na pele.

Com cuidados simples, você consegue se divertir à vontade. A preocupação com diversão é tanta que é fácil se esquecer dos cuidados mais básicos com a saúde. A alimentação e a hidratação é a principal aliada dos foliões.

“Ter energia para pular o Carnaval é um pré-requisito básico para curtir as festas, não é mesmo? Então, o melhor a se fazer é evitar dietas radicais sem acompanhamento e, de forma alguma, ficar sem comer para perder os quilinhos a mais”, explica nutricionista Samara Lopes.

Ela ressalta ainda a importância de se alimentar com proteínas, como frango, ovos e peixe, na preparação para a folia. “Nosso corpo não tem reserva de proteína como temos reserva de gordura e de carboidrato, então é importante fracionar esse consumo nas diversas refeições diárias. É importante procurar locais limpos e vistoriados para consumir alimentos; evitar alimentos gordurosos e preparações com maionese; não abusar do uso de álcool e dar preferência a alimentos leves, como saladas, carnes magras e sanduíches naturais”, recomenda.

Se hidratar bem também é importante para pular o carnaval com tranquilidade.

“Se manter hidratado ajuda na disposição para curtir a festa, repondo o líquido perdido em forma de suor durante a transpiração. Com o calor intenso, a água colabora para manter um boa temperatura no organismo e mantém os músculos fortalecidos, evitando cãibras, facilitando a agitação. Apesar de ser algo simples, muita gente negligencia. Ainda mais que estamos no verão. Com as temperaturas elevadas perde-se mais água com o suor“, completa a nutricionista.

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