Assine o fluminense

Folia do Viradouro é tricampeã em Niterói

Mocidade Independente de Icaraí e Bem Amado também venceram em suas categorias

Nem mesmo a forte chuva e as interrupções no fornecimento de elétrica que atingiram a quadra da Unidos do Viradouro, no Barreto, em Niterói, na tarde desta quinta-feira (2) desanimou as milhares de pessoas presentes na apuração das escolas de samba da cidade. Com o enredo “É sorte ou azar. Pode apostar no cassino folia”, a agremiação Folia do Viradouro conquistou o tricampeonato no Carnaval 2017 pelo Grupo Principal.  

O cantor sertanejo João Gabriel foi o homenageado da Mocidade Independente de Icaraí.

Foto: Lucas Benevides

Em clima de muita comemoração, os componentes festejaram a vitória com muito samba, e não pouparam a voz nos gritos de “Tricampeã!”. Para o presidente da agremiação, Paulo Roberto, é muito emocionante conquistar o título mais uma vez: “Estamos muito felizes, agradeço ao vice-presidente e ao nosso carnavalesco, além de todos os componentes. Passamos por muitas dificuldades neste carnaval, e este é o resultado da nossa intensa dedicação. Para o próximo ano, teremos ainda mais trabalho pela frente”. 

Em segundo lugar na disputa, ficou a agremiação Império de Arariboia, que apresentou um enredo sobre o universo infantil. A escola de São Lourenço brilhou no desfile da Rua da Conceição com pequenas bailarinas em volta do casal de mestre-sala e porta-bandeira. Um outro quesito que foi nota dez foi a comissão de frente, com um palhaço que transformava sua capa em um picadeiro. 

No grupo A do carnaval, a escola campeã foi a Mocidade Independente de Icaraí, que homenageou o cantor sertanejo João Gabriel. A escola venceu por cinco décimos em um competição acirrada, deixando em segundo a agremiação Magnólia Brasil. A primeira colocada desfilará pelo Grupo Principal no ano que vem.  

Já pelo Grupo B, a campeã foi uma escola do bairro de São Francisco, a Bem Amado, que recebeu uma chuva de notas 10. A Amigos da Ciclovia ficou em segundo lugar pelo grupo. Ambas as escolas irão desfilar pelo Grupo A em 2018. 

Três escolas desfilaram no Grupo de Avaliação este ano, duas delas conquistaram seu espaço no Grupo B em 2018, a Tá rindo por quê? e o Unidos do Castro. Já a escola Grilo da Fonte, foi afastada do carnaval por um ano por não cumprir os critérios de avaliação. 

Ao final da apuração, após um pequeno tumulto entre os concorrentes, o presidente da União das Escolas de Samba e Blocos de Niterói (UESBCN), André Nogueira, destacou a importância da amizade durante o carnaval.

Logo após o término da apuração, os componentes da escola campeã fizeram a festa na quadra da Unidos do Viradouro.

Foto: Douglas Macedo

“Todos fizeram um trabalho maravilhoso na Rua da Conceição, mas infelizmente só uma pode ganhar. Somos todos campeões pelas dificuldades que enfrentamos e devemos ter orgulho do carnaval que fizemos. Levantamos da melhor forma a bandeira do samba”, declarou. 

No Grupo Principal, duas agremiações foram rebaixadas para o Grupo A, a Souza Soares e a Grupo dos XV. Já as escolas que desfilaram pelo Grupo A e vão para o Grupo B no ano que vem são a Cacique de São José e a Tá Mole mas é Meu.  

Além destas categorias, duas escolas que fizeram seu carnaval pelo Grupo B vão para o Grupo de Avaliação, são elas a Unidos do Barro Vermelho e a Unidos do Maruí. 

Financeiro – Durante a apuração, a UESBCN fez questão de informar que as escolas de samba Unidos do Barro Vermelho, Unidos do Maruí e Experimenta da Ilha da Conceição receberam ontem o aporte financeiro, devido à questões administrativas, e que as três realizaram os desfiles com recursos próprios. 

De São Francisco, a Bem Amado recebeu uma chuva de notas 10.

Foto: Lucas Benevides

Classificação – As vencedoras do Grupo Principal ficaram com a seguinte classificação, da primeira para a oitava, respectivamente: Folia do Viradouro, Império de Arariboia, Combinado do Amor, Unidos da Região Oceânica, Sabiá, Alegria da Zona Norte, Grupo dos XV e Souza Soares. 

Já no Grupo A, a ordem foi, da primeira para a décima respectivamente: Mocidade Independente de Icaraí, Magnólia Brasil, Garra de Ouro, Bafo do Tigre, Galo de Ouro, Unidos do Sacramento, Experimenta da Ilha da Conceição, Balanço do Fonseca, Tá Mole Mas é Meu e Cacique de São José. 

No Grupo B, os vencedores, do primeiro ao oitavo, respectivamente, foram: Bem Amado, Amigos da Ciclovia, Banda Batistão, Independente do Boaçu, Fora de Casa, União da Engenhoca, Unidos do Marui e Unidos do Barro Vermelho. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

ROBERTO MORGADO
A cidade promoveu aos seus munícipes e aos turistas um belo espetáculo que muito embora tenha sido efetivado em cima da hora mostrou-se adequiado em sua infra-estrutura. A Prefeitura Municipal de Niterói deveria dar maior atenção a Cadeia Produtiva do Carnaval que envolve centenas de profissionais na cidade e milhares destes no Rio de Janeiro. Temos um dia excelente para promover e divulgar essa festa, que é na terça-feira, onde poucas atrações no Rio poderia fazer o turismo em Niterói decolar. A NELTUR tem feito o que pode e a Liga municipal tem desempenhado seu papel. A cidade está de parabéns.
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

Veja também

Scroll To Top