Assine o fluminense

Tudo pronto para o carnaval em Niterói


Dezenas e blocos e carnavais de bairro prometem agitar a cidade

Expectativa de 300 mil pessoas durante os dias de folia em Niterói.

Foto: Marcelo Feitosa

Mais de 60 blocos desfilam em vários pontos de Niterói, além de 33 carnavais de bairro desta sexta-feira (9) até o próximo dia 18. A expectativa de público para esse carnaval é de 300 mil pessoas. Para segurança e mobilidade urbana dos foliões, a Prefeitura de Niterói informa que foi elaborado um planejamento conjunto entre Neltur, Seop, SAMU, Clin, Corpo de Bombeiros, 12º Batalhão de Polícia Militar, Seconser, NitTrans e Coordenadoria Geral de Eventos. 

“Teremos 29 escolas desfilando na Rua da Conceição, dezenas de blocos e várias ruas com carnaval, em todas as regiões, e ainda teremos três escolas de Niterói na Sapucaí. Serão milhares de niteroienses e de turistas, que vão brincar e curtir o carnaval na cidade”, comenta o prefeito Rodrigo Neves. 

O presidente da Neltur, José Guilherme Azevedo, destaca a característica de carnaval "raiz", seguindo a tradição do samba na rua, que tem a cidade. 

“O Carnaval estimula a economia da cidade através de seus polos gastronômicos e hoteleiros, impulsionando outras áreas do comércio e serviços. Niterói resgata a tradição dos antigos festejos, onde a alegria dos foliões é o motivo principal desta festa popular”, afirma José Guilherme. 

A atual campeã Folia do Viradouro se apresenta na noite de terça-feira de carnaval.

Foto: Lucas Benevides

Ordem - A Secretaria de Ordem Pública (Seop) de Niterói vai atuar com efetivo de aproximadamente 200 Guardas Municipais, por dia. Os agentes estarão distribuídos em bairros, área do desfile oficial na Rua da Conceição e em locais de grande concentração de pessoas. O Plantão de emergência do telefone 153, da Guarda Municipal, que atende no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), estará funcionando 24 horas. 

Além das equipes fixas, a Seop manterá esquemas com 37 viaturas dando cobertura às equipes. O Departamento de Fiscalização de Posturas também vai atuar com fiscais de plantão. 

“Os guardas estarão nos locais de desfile, cuidando dos prédios públicos e dando apoio ao carnaval de rua em locais que considerarmos mais necessário. Fora isso, equipes móveis estarão circulando. Devemos lembrar que carnaval é momento de brincadeira. Inúmeras famílias vão para as ruas. Os organizadores dos blocos devem também ajudar ao poder público incentivando as marchinhas de carnaval e falando ao microfone com os foliões para que brinquem o carnaval em paz”, pede Gilson Chagas, secretário de Ordem Pública de Niterói. 

O regulamento prevê que os responsáveis por cada bloco devem montar seu próprio esquema individual de segurança. A Seop orienta aos pais que forem levar crianças pequenas aos bailes de ruas e matinês para que coloquem identificação. Em caso de criança perdida, os pais poderão acionar a Guarda Municipal para ajudar, em qualquer um dos pontos. 

Trânsito - Nesta sexta-feira começa a operação especial de trânsito da NitTrans. As principais intervenções acontecerão no Centro, local dos desfiles das Escolas de Samba, além de acompanhamento dos cortejos dos mais de 60 blocos de Carnaval, que se estendem até o dia 18, e outros 32 carnavais de bairro, que acontecerão à tarde e à noite, entre os dias 10 e 13. 

Uma faixa de rolamento da Rua da Conceição já está interditada para montagem das arquibancadas destinadas ao público. Para os desfiles, o tráfego de veículos será interditado na Rua da Conceição, no trecho entre a Avenida Visconde do Rio Branco e a Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro, sempre entre 15h e 4h, do sábado, dia 10, à terça-feira, dia 13 de fevereiro. 

No entorno da Rua da Conceição também haverá interdições, nas ruas que serão usadas para concentração e dispersão das agremiações. Permanecerão fechadas das 13h do dia 10 até às 15h do dia 14 a Rua Almirante Teffé, entre Amaral Peixoto e a José Clemente; Travessa Alberto Vitor, entre Conceição e José Clemente; Maestro Felício Toledo, entre Amaral Peixoto e Conceição; Travessa Acadêmico Walter Gonçalves; Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro, entre Amaral Peixoto e Conceição. 

Algumas ruas terão apenas faixas específicas interditadas, mas o trânsito continuará aberto. A Avenida Visconde do Rio Branco, sentido Ponta D’Areia, terá a faixa da direita interditada ao tráfego entre 15h do dia 10 e 15h do dia 14, no trecho entre a Rua da Conceição e a Avenida Ernani do Amaral Peixoto. Na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, duas faixas à esquerda do fluxo de veículos serão interditadas entre Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro e a Visconde do Rio Branco, sempre entre 15h às 4h, a partir do dia 10, até o dia 13. 

A Operação de Carnaval contará com 50 agentes de trânsito, quatro motocicletas, quatro viaturas dois reboques leves e dois reboques pesados. 

Desfile – Na segunda-feira (12), a partir das 19h, desfilará o Grupo B. Na sequência: Bem amado, Bafo do Tigre, Balanço do Fonseca, Garra de Ouro, Galo de Ouro, Experimenta Ilha da Conceição, Unidos do Sacramento, Cacique de São José, Tá Mole mas É Meu e Amigos da Ciclovia, além de outras cinco escolas do Grupo C: Grilo da Fonte, Banda Batistão, União da Engenhoca, Fora de Casa e Unidos do Barro Vermelho. 

Na terça (dia 13), também a partir das 19h, desfilará o Grupo C: Tá Rindo Por quê?, União do Maruí, Independente do Boaçu e Unidos do Castro. Depois o Grupo Especial – Mocidade Independente de Icaraí, Alegria da Zona Norte, Souza Soares, Folia do Viradouro, Unidos da Região Oceânica, Grupo dos 15, Império de Arariboia, Combinado do Amor, Sabiá e Magnólia Brasil. 

Cada escola terá entre 30 e 40 minutos para completar o seu desfile. Na quinta-feira (15), serão divulgados os resultados dos vencedores.   

Prevenção - Durante o carnaval, mais de 300 mil preservativos e ventarolas educativas estão sendo distribuídas gratuitamente em toda a cidade. Os profissionais de saúde irão orientar os foliões sobre os riscos de infecção pelo HIV e a importância da prevenção em todas as relações sexuais. 

Durante todo o ano, a Fundação Municipal de Saúde distribui regularmente em todo os serviços da rede municipal preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante para todos os usuários do sistema.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top