Assine o fluminense

Procon lança guia em três línguas

Objetivo é facilitar manuseio por turistas de outros países para consulta das regras sobre relações de consumo

Com o objetivo de facilitar a vida de turistas brasileiros e estrangeiros que virão para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio de Janeiro, o Procon Estadual lançou nesta segunda-feira (18) o guia “Procon-RJ nos Jogos”. Em um único e leve arquivo em PDF para leitura, que pode ser baixado para o celular, o consumidor terá acesso aos seus direitos básicos e às principais regras das relações de consumo. Ele pode optar por baixar o arquivo em português, inglês ou espanhol. No arquivo, os direitos estão separados por temas, como hospedagem, pontos turísticos e vida noturna.

As dicas foram resumidas em pequenos tópicos, com linguagem simples, direta e moderna. Uma vez baixado o arquivo, não é preciso estar conectado à internet para acessar o conteúdo. As únicas exceções são as cartilhas do Procon Estadual sobre temas específicos, como táxis, comércio eletrônico e restaurantes, além do próprio Código de Defesa do Consumidor (CDC) na íntegra. Nesses casos, o arquivo traz links que permitem o download desse material. Parte dele, como a cartilha dos táxis e o próprio CDC, está disponível também em português, inglês e espanhol.

Para baixar o guia, basta ler o QR Code desta página com o celular ou acessar o site do Procon-RJ (www.procon.rj.gov.br) e clicar no banner “Procon-RJ Nos Jogos”, no lado esquerdo da tela. 

O guia e seu QR Code foram desenvolvidos pela equipe de Projetos do Procon Estadual, sem gerar qualquer custo adicional ao Estado.

Código para especiais - O Procon Estadual também disponibiliza em seu site um link para a página criada pelo Ministério Público do Trabalho que oferece condições para que pessoas com deficiência visual e auditiva tenham acesso ao Código de Defesa do Consumidor (CDC).

No link, o conteúdo do CDC está disponível em áudio e vídeos, adaptados para Libras (Língua Brasileira de Sinais) e para pessoas com deficiência visual. Além disso, há uma versão para leitura com recursos para ampliar a fonte do texto e inverter o contraste, para que a leitura fique mais agradável.

Esquemas especiais- Também foram preparadas pelo Procon Estadual ações específicas para o atendimento do consumidor e para a fiscalização durante as Olimpíadas e Paralimpíadas. No caso do atendimento, as reclamações ligadas diretamente aos Jogos feitas nos postos do Procon-RJ terão um prazo de resposta de até 72 horas. 

Também existe o e-mail olimpiadas 2016@procon.rj.gov.br, para receber reclamações dos consumidores durante os eventos. O endereço eletrônico será monitorado inclusive nos fins de semana. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top