Assine o fluminense

Niterói: presídio ‘muda’ de facção

Seop transfere 445 integrantes do CV do Instituto Penal Edgard Costa e coloca 485 do TCP no lugar

Rua São João foi interditada para a realização da transferência dos presos

Marcelo Feitosa

Uma operação para a transferência de cerca de 445 presos, integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV), do Instituto Penal Edgard Costa, no Centro de Niterói, para o Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, foi realizada nesta sexta-feira (24). Em seguida, no começo da tarde, 485 membros da facção rival Terceiro Comando Puro (TCP) fizeram o itinerário oposto, de Gericinó para Niterói.

A transferência foi conduzida pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e iniciou por volta de 6h. Para garantir o sucesso da ação, os agentes interditaram parte da Rua São João, onde está localizado o instituto.

A troca foi feita devido ao alto índice no presídio de fugas de presos que recebem o benefício das saídas provisórias, além de abrir uma unidade de regime semiaberto para encarcerados que declaram não pertencer a nenhuma facção criminosa, atendendo à recomendação da Corte Internacional de Direitos Humanos. Os presos do TCP que foram remanejados seriam considerados de menor periculosidade.

A Rua São João, que foi parcialmente bloqueada para a saída dos presos, teve o tráfego liberado por volta das 9h. A via foi fechada novamente por volta de 12h25, quando chegaram à unidade os detentos vindos de Gericinó.

Outros presídios também tiveram transferências – A Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) fez nesta sexta uma megaoperação para transferir ao todo 2.400 presos de quatro penitenciárias, entre elas o Instituto Penal Edgard Costa, em Niterói.

A movimentação envolveu também outras três unidades do complexo penitenciário de Gericinó (Bangu), na zona oeste da capital. Ainda segundo a secretaria, a operação contou com 400 inspetores penitenciários.

Durante a transferência dos presos, foram apreendidos 75 telefones celulares, equipamentos cujo uso é proibido dentro dos presídios.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top