Assine o fluminense

Alerj decide dar posse aos deputados estaduais presos

Casa irá convocar os suplentes para as respectivas vagas em até 48 horas

Palácio Tiradentes

Divulgação/Rafael Wallace

Os seis deputados estaduais eleitos na última eleição que ainda não tomaram posse por estarem presos receberam ontem uma boa notícia. A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) decidiu, por unanimidade, dar posse aos impedidos e convocar, em até 48 horas, os suplentes para as suas vagas.

Entre os que não tomaram posse e são beneficiados com a resolução, estão André Corrêa (DEM), Chiquinho da Mangueira (PSC), Luiz Martins (PDT), Marcus Abrahão (Avante) e Marcus Vinicius “Neskau” (PTB), presos na Operação Furna da Onça, em novembro do ano passado, por supostamente terem recebido vantagens em um esquema criminoso encabeçado por Sérgio Cabral, ex-governador do Rio. Além destes, Anderson Alexandre (SD), ex-prefeito de Silva Jardim também foi preso por supostos crimes eleitorais e por uma suspeita de beneficiar empresas privadas enquanto Chefe do Executivo. Alexandre foi solto, na semana passada, pelo Poder Judiciário, mas uma medida cautelar da 1ª instância impede que ele assuma cargos públicos.

Renan Ferreirinha (PSB), deputado estadual natural da cidade de São Gonçalo, lamentou ontem a decisão e afirmou que irá tomar as medidas cabíveis para questionar a decisão da Mesa Diretora.

“Hoje, no dia em que a Justiça está mandando políticos para a cadeia, a Alerj está indo à cadeia dar posse a deputados presos. Um absurdo”, declarou.

Com a resolução, o vereador Paulo Bagueira (SD), presidente da Câmara de Niterói que chegou a exercer a Prefeitura de Niterói interinamente nos últimos três meses, enquanto Rodrigo Neves (PDT) estava preso preventivamente, precisará tomar uma decisão. Bagueira é suplente de deputado estadual e, para assumir cadeira no âmbito estadual, precisará renunciar a seu mandato como vereador.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top