Assine o fluminense

Campanha contra fake news

No dia da mentira, lembrado neste 1º de abril, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou uma campanha na internet para combater as notícias falsas (fake news), com a hashtag #FakeNewsPerigoReal, depois de o Poder Judiciário ser alvo, nos últimos meses, de uma série de críticas incluindo informações falsas disseminadas pelas redes sociais. Além da campanha on-line, CNJ e STF preveem parcerias com agências de checagem de fatos para desfazer rapidamente boatos sobre o Judiciário.
 
 

Barroso: ameaças são inaceitáveis 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso classificou como inaceitáveis as ameaças aos ministros da Corte e seus parentes. A Corte abriu inclusive um inquérito que apura ataques e divulgação de notícias falsas (fake news) contra os ministros nas redes sociais. Ao participar ontem de debate promovido pelo jornal O Estado de São Paulo, na capital paulista, Barroso disse esperar que o inquérito não aborde críticas feitas por procuradores, mas que o foco seja um “pacto de civilidade” com a sociedade para acabar com as ameaças de morte e agressão física a ministros e suas famílias.

 

Região Metropolitana em foco 

Foi instalada ontem, na Alerj, a Comissão Especial de Acompanhamento para Implantação do Novo Modelo de Governança da Região Metropolitana do Estado do Rio. “Esta região, formada por 22 municípios, possui um desenvolvimento muito desigual. Este novo modelo de governança gerou diversos debates e audiências públicas. A lei em curso merece papel fiscalizador da Alerj em sua execução”, afirma o deputado estadual Waldeck Carneiro, presidente da comissão. A I Conferência Metropolitana do Rio de Janeiro, realizada em Niterói do ano passado, discutiu a representatividade da sociedade civil no Conselho Consultivo da Região Metropolitana.

 

 

Modelo negro em peça publicitária

O Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro publicou ontem a Lei 8334/2019, que estabelece cota para representação de afrodescendentes na publicidade governamental. De acordo com o texto, o Governo Estadual, quando elaborar campanhas publicitárias de órgãos da administração pública estadual, direta e indireta, deverá observar a representação étnico-racial afrodescendente em todas as peças de publicidade na proporção de, no mínimo, um modelo negro para cada dois modelos em atuação.

 
 

Curtas

I Seminário Nacional de Direito Cooperativo do IAB será realizado na próxima sexta-feira, das 9h às 16h, no plenário histórico do Instituto dos Advogados Brasileiros, no Centro do Rio. 

O Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais elegeu o presidente do TRE-RJ, desembargador Carlos Santos de Oliveira, para compor o grupo de trabalho que vai promover ajustes para que a Justiça Eleitoral  possa receber e julgar os processos de 

crimes conexos ao de caixa 2. As propostas deverão ser apresentadas pelo grupo em 60 dias.
Será realizado nos dias 17 e 18 deste mês um treinamento simulado de escape de incêndio no fórum da comarca de Maricá. O treinamento inclui palestras que são ministradas por equipe da Divisão de Prevenção e Combate a Incêndio - brigada de incêndio - do Tribunal de Justiça do Rio, visando à segurança dos magistrados, servidores e usuários.


Moro defende Lava Jato

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, afirmou ontem que não será no seu “turno” como ministro que a operação Lava Jato vai retroceder. Moro participou do evento de lançamento do livro “Corrupção: Lava Jato e Mãos Limpas”, em São Paulo. 

Protesto de motoristas

Os vereadores Bruno Lessa e Casota (PSDB) protocolaram ontem projeto para suspender decreto da prefeitura que regulamenta a circulação de carros de aplicativos, como Uber e 99, em Niterói. Nesta quarta-feira, motoristas estão se organizando para uma manifestação em frente à sede da prefeitura.

Audiência na Alerj sobre Uezo

A Comissão de Ciência e Tecnologia da Alerj fará hoje, às 9h, a quarta audiência pública desta legislatura. Os presentes discutirão os desafios e as perspectivas, bem como as demandas, da Universidade Estadual da Zona Oeste (Uezo), com presença da reitora da instituição, Maria Cristina de Assis.

 

Salema quer mudar lei

O deputado estadual Coronel Salema (PSL) apresentou projeto de lei para mudar a Lei 8070 e acabar com a obrigatoriedade de acompanhamento de profissionais de educação física nas academias de condomínios. Salema acredita que a contratação de um especialista deve ser decisão de cada condômino. 

Mais notícias de
Informe

Scroll To Top