Assine o fluminense

Felipe Cavalcanti/TJ-RJ

Luís Roberto Barroso, ministro do STF, durante a exposição “Mulheres, a Hora e a Voz”, no Centro Cultural do Poder Judiciário, na última sexta. Para ele, deve-se avançar em temas como violência doméstica e criminalização do aborto.

Iguaba Grande escolhe hoje seu prefeito

O eleitores do município de Iguaba Grande, na Região dos Lagos do Rio, irão às urnas hoje para escolher, suplementarmente, o prefeito que estará à frente do Poder Executivo da cidade até o dia 31 de dezembro de 2020. O pleito fora de época se faz necessário porque, em maio do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) cassou uma liminar que mantinha Grasiella (PP) como prefeita do município. Ela foi condenada por fraude em licitação, corrupção e organização criminosa. À época, Leandro Coutinho (MDB), vice-prefeito, chegou a assumir o cargo. Em março deste ano, no entanto, o STF cassou toda a chapa que concorreu nas eleições municipais de 2016, o que propiciou as novas eleições que acontecem hoje. Hoje, a cidade é comandada interinamente por Balliester Werneck (PP), que ocupava a presidência da Câmara Municipal. Concorrem ao cargo de prefeito Jeffinho (PTC), Miqueias Gomes (MDB), Rodolfinho Pedrosa (PR), Suboficial Washington Tahim (PSL) e Vantoil Martins (PPS).

Palestra no Rio analisa eleitorado

O escritor Jorge Maranhão faz a palestra “O Barroquismo brasileiro e a política nacional” na próxima quarta, no Iate Clube do Rio, abordando a transformação do eleitorado que saiu da omissão para a polarização. O assunto é tema de seu livro “Destorcer o Brasil: De Sua Cultura de Torções, Contorções e Distorções Barroquistas”. 

Ritmos populares em Icaraí 

O grupo Roseira D’Água apresenta neste domingo, das 10h às 15h, ritmos musicais da cultura popular no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, no Campo São Bento, em Icaraí, Niterói. O evento “Roda Roseira” também contará com feira de produtos culinários, orgânicos, artesanais e sustentáveis. 

Emancipação gonçalense 

O vereador  de São Gonçalo Cláudio Rocha ainda não completou uma semana de mandato, mas já apresentou uma proposta ousada. Ele quer emancipar três bairros e criar novos municípios, segundo ele, zerados de dívidas, capazes de receber verba do Governo Federal e, por meio de consórcios, fomentar o desenvolvimento e gerar empregos nas três novas cidades e na matriz. Os bairros que seriam “promovidos” a cidades seriam Alcântara, Neves e Santa Izabel. “Nossa São Gonçalo há muitos anos não evolui por conta das enormes dívidas”, disse. Rocha assumiu o mandato na última semana, após o vereador Sandro Almeida ser cassado pelo TSE.


NOTA 10  

Para Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos que, durante uma palestra em um evento de inovação tecnológica em São Paulo, na última quinta, demonstrou preocupação com os cortes do governo Bolsonaro na Educação do Brasil.  


NOTA 0 

Para quem não descarta corretamente seu lixo. O povo brasileiro, já tão sofrido com problemas econômicos, de segurança, entre outros, não precisa sofrer também com um problema criado por ele mesmo. O futuro é verde.

 

Combate à intolerância 

O MPF, por meio do procurador da República Julio José Araujo Junior, se reuniu na última sexta com o governador Wilson Witzel (PSC). No encontro, providências no combate à violência nos casos de intolerância religiosa contra crenças de matriz africana na Baixada Fluminense foram solicitadas.

Em queimados 

A Comissão de Defesa do Consumidor (Codecon) da Alerj vai atender a população da próxima terça ao próximo sábado, em Queimados, na Baixada Fluminense, no Centro, com serviços como reclamações de relação de consumo, queixas sobre a atuação de órgãos públicos, entre outras demandas. 

Em cabo frio

O hospital da mulher de Cabo Frio, na Região dos Lagos, registrou 20 óbitos de nascituros e recém-nascidos entre janeiro e maio de 2019, revelou esta semana CPI da Alerj. A diretora do hospital, Tânia Lydia Matosinhos, informou que são causados por doenças nas gestações, infecções urinárias de repetição, gravidez prolongada, prematuridade extrema, entre outros fatores. 

PRA VOCÊ PENSAR 

“A chave do sucesso é a educação. Dar educação e serviços sociais não é caridade, é uma ferramenta de desenvolvimento econômico.”  Barack Obama 

Por Alberto Brizola

Mais notícias de
Informe

Scroll To Top