Assine o fluminense

Foto: Leonardo Simplício/Divulgação

Conleste Eduardo Gussem, procurador-geral de Justiça do Ministério Público do RJ, com o prefeito de Niterói e presidente do Conleste, Rodrigo Neves, em encontro dos prefeitos do consórcio realizado na última semana, em Silva Jardim.

Congresso

Com o objetivo de qualificar e respaldar cientificamente o debate sobre inteligência artificial, métodos e ferramentas utilizadas no manejo dos dados disponibilizados pela Wikipédia e outras questões técnicas inerentes à dinâmica da produção colaborativa do conhecimento, o grupo Wiki Educação Brasil promove, de 8 a 10 de novembro, o I Congresso Científico Internacional da Wikipédia e II Congresso Científico Brasileiro da Wikipédia. O evento é uma parceria entre o grupo, o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (PPGCI/UFF) e o Instituto de Computação (IC/UFF) e tem o fomento da Wikimedia Foundation e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

Instituto de Computação da UFF

O chairman da conferência é o professor Carlos Henrique Marcondes, professor titular do PPGCI/UFF, que lidera o comitê científico responsável pela chamada e avaliação dos trabalhos científicos. O encontro será realizado no Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF), no bairro de São Domingos, em Niterói.

 

Evento sobre empreendedorismo

Com o objetivo principal de fomentar o empreendedorismo materno em Niterói, a Expo Mães Amigas de Niterói realiza sua segunda edição no dia 18 deste mês, das 11h às 19h, no Colégio São Vicente de Paulo, em Icaraí, e contará com cerca de 50 expositores de diversos segmentos como gastronomia, moda, artesanato, artigos decorativos e muito mais. A entrada é franca, mas serão arrecadadas latas de leite em pó para doação a instituições de caridade da cidade.

Curtas

Para homenagear o choro, a Camerata Dedilhada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) se apresenta na quinta-feira, dia 9, às 19h, no Museu da Justiça – Centro Cultural do Poder Judiciário (CCMJ). O show gratuito faz parte do Programa Música no Palácio, promovido em parceira com a Escola de Música da UFRJ. A apresentação ocorrerá na Sala Multiuso, no Antigo Palácio da Justiça. A entrada é gratuita e haverá distribuição de senhas. 

O I Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Especial Criminal de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, inaugura nesta segunda-feira, dia 6, às 11h30, o Projeto Violeta. A titularidade do juízo é de Renata Medina.

Vencedor do Prêmio Innovare em 2014, o Projeto Violeta tem como objetivo garantir a segurança e proteção máxima às vítimas de violência doméstica com maior celeridade. 


Foto: Divulgação

MPRJ Novos promotores substitutos do MPRJ: Ana Maria de Almeida Sampaio, Tatiana Carvalho de Oliveira Cavalcanti, Raphael Almeida Ohana e Guilherme Ferreira Quintas Alves.

Análise do Ipea

O Ipea lança o Boletim de Análise Político-Institucional – Política Nacional de Segurança Pública na próxima terça-feira, às 14h, no auditório do Instituto no Rio. Entre os temas discutidos no documento, também estão as Políticas Estaduais de Segurança Pública, o papel dos municípios e da guarda-municipal, as experiências internacionais, o controle externo da polícia e o papel do governo federal, a gestão de informações, as lições de inovação no ensino policial, o financiamento, cenários prospectivos e desafios na segurança pública.

Língua Portuguesa

O vice-presidente da Fundação Ceperj, José Haddad, irá representar a instituição na jornada comemorativa do Dia Nacional da Cultura e da Língua Portuguesa que está sendo organizada pela Academia Fluminense de Letras, em parceria com a Academia Teresopolitana de Letras. O encontro terá como anfitrião o presidente da Academia Fluminense de Letras, Waldenir de Bragança, e será realizado neste domingo, entre 9h e 17h, em Teresópolis.

Eleição

Na ocasião, haverá uma assembleia da Federação das Academias de Letras do Estado do Rio, com eleição de diretoria e escolha da academia anfitriã do próximo encontro. 

Detran Presente

O Detran-RJ realiza, nesta segunda-feira, o 10º mutirão para minimizar os impactos das paralisações dos funcionários terceirizados. O Detran Presente estará das 9h às 16h no posto de atendimento na Barra da Tijuca.

Mais notícias de
Informe

Scroll To Top