Assine o fluminense

Valter Campanato/Agência Brasil

O deputado federal Fausto Pinato (Progressistas), presidente da Frente Parlamentar dos Brics, e Hamilton Mourão, vice-presidente da República, em jantar em sua homenagem. Davi Alcolumbre (DEM), presidente do Senado, também participou. No encontro, que aconteceu no Clube do Exército, em Brasília, estiveram presentes empresários e cidadãos chineses que desejam intensificar o comércio com a China. Os participantes ressaltaram os esforços de Mourão neste sentido.

 

Por Alberto Brizola 

albertobrizola@ofluminense.com.br
informe@ofluminense.com.br

PEC da indústria bélica avança na Alerj

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do deputado estadual Alexandre Freitas (Novo), que permite a instalação de indústrias bélicas no Estado do Rio, está avançando na Alerj. A Comissão de Emendas Constitucionais e Vetos já deu parecer pela admissibilidade da proposição e abriu espaço para que outros parlamentares possam contribuir com emendas até o próximo dia 11. Para Freitas, que é defensor do porte de armas, o Rio pode se beneficiar economicamente, em momento de grave crise financeira, de sua medida. “Independentemente da nossa opinião sobre a questão das armas como forma de democratizar a legítima defesa, a nossa PEC trata é da geração de empregos. Tem por objetivo reparar uma restrição inconsequente da nossa Constituição Estadual e atrair riqueza para o nosso estado. Um estado em crise não pode se dar ao luxo de recusar um setor da indústria”, justificou. A PEC revoga o artigo 367 e seu parágrafo único, retirando a concessão de autorização para o funcionamento de indústrias bélicas. 

Na luta  pelas cotas 

A deputada estadual Dani Monteiro (Psol) lançou a campanha #MaiscotasMenosracismo nas redes sociais em defesa das cotas nas universidades estaduais do Rio. A ideia é trocar experiências sobre o sistema. A primeira adesão foi do ator e produtor Rodrigo França, ex-BBB, que também é filósofo e cientista social.

Penas mais duras no âmbito eleitoral

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) sancionou, ontem, a Lei Nº 13.834/2019 que tipifica o crime de denunciação caluniosa com finalidade eleitoral. A matéria estabelece pena de dois a oito anos de prisão e multa para autores de acusações falsas sobre um postulante a cargo político com objetivo de afetar sua candidatura. O texto, que entrou em vigor ontem, prevê ainda aumento de pena caso o caluniador aja com anonimato ou ainda utilizando um nome falso. A legislação eleitoral atual prevê detenção de seis meses ou pagamento de multa por injúria em publicidades de campanha.

Curtas

NOTA 10 

Para a Escola Municipalizada Profª Mariana Nunes Passos, em Xerém, Duque de Caxias, que vem revolucionando a alimentação de seus alunos e, por isso, recebeu o prêmio “Crianças Mais Saudáveis 2019”. No concurso, realizado pela Fundação Nestlé, concorreram 445 projetos.

NOTA 0 

Para a violência de qualquer natureza, seja ela motivada por raça, sexo, gênero ou qualquer outro motivo. Uma pesquisa, divulgada ontem, apontou que, no Brasil, 71,5% das vítimas de assassinato por ano são pretos ou pardos. Em Sergipe, o índice chega a 79%, entre 2006 e 2016.


Divulgação

Presidente do TJ recebe medalhas 

O desembargador Claudio de Mello Tavares, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), recebe, hoje, o Conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A solenidade acontece às 18h30 e é uma iniciativa do vereador carioca Carlos Eduardo (SD).

CPI em maricá

Vereadores da Câmara de Maricá admitiram ontem, em sessão plenária, a possibilidade de instaurarem uma CPI da Enel. A iniciativa teria objetivo de verificar a qualidade dos serviços da empresa no município. Na Alerj, uma CPI do gênero é liderada pela deputada maricaense Zeidan (PT).

Em Macaé

Macaé recebe, a partir de hoje, a quinta edição do “Beer Beach Burguer”. O evento, que está no calendário oficial do município, vai até sábado e acontece a partir das 19h. Os que por lá passarem poderão experimentar cervejas e hambúrgueres artesanais, incluindo opções veganas. A prefeitura estima que 20 mil hambúrgueres sejam vendidos.

PRA VOCÊ PENSAR 

“...A saudade é o pior tormento, é pior do que o esquecimento, é pior do que  se entrevar.”

Chico Buarque de Hollanda, 13º brasileiro a conquistar o Prêmio Camõe

Mais notícias de
Informe

Scroll To Top