Assine o fluminense

Juliana Cerdeira/Projeto Uçá

O músico George Israel e a cantora Fernanda Abreu em visita aos pantanais da Baía de Guanabara, nesta semana

 

Por Alberto Brizola
albertobrizola@ofluminense.com.br
informe@ofluminense.com.br

Colaboração
Lucas Schuenck

Artistas em defesa da Baía de Guanabara 

Em celebração ao dia do meio ambiente, na última quarta, nasceu o movimento #Guarabanear, que reúne grandes nomes como os músicos George Israel, Lenine e a cantora Fernanda Abreu, com o objetivo de preservar a Baía de Guanabara que, segundo estudo divulgado pela PUC nesta semana, é uma das áreas mais poluídas por microplástico no mundo. A iniciativa do Projeto Uçá, que conta com patrocínio da Petrobras, levou, nesta semana, Abreu e Israel para um tour ambiental em pleno Pantanal Fluminense, para apoiar sua biodiversidade, que, como foi constatado pelos presentes, insiste em viver. “Me senti muito bem em estar junto destas pessoas, podendo ser mais uma voz a falar pela natureza, pela revitalização da Baía de Guanabara”, disse a cantora Fernanda Abreu. Já George Israel destacou a beleza do lugar e a importância de preservá-lo: “As pessoas podem achar que estamos na Amazônia, no Pantanal, mas é dentro do Rio. Com esse santuário, deveríamos ser modelo para o mundo”. 

 

Frente em defesa da leitura

Será reinstalada, hoje, na Biblioteca Parque, na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio, a Frente Parlamentar em Defesa das Bibliotecas e da Promoção do Livro e da Leitura da Alerj. “Precisamos discutir a democratização do acesso ao livro e à leitura. Como deputado, tenho procurado ampliar e qualificar esta rede de equipamentos”, afirmou o deputado estadual Waldeck Carneiro (PT), que criou a frente na última legislatura e, agora em sua reinstalação, continuará presidindo-a. Além de Carneiro, autoridades da educação e do segmento literário estarão no evento.

 

NOTA 10 

Para Leonardo da Silva Brito, de 17 anos, que se formou em uma escola pública em Rondônia e foi aceito em quatro universidades americanas. O jovem poderá escolher, por exemplo, entre as universidades de Harvard e Columbia, duas das instituições mais respeitadas do mundo.

NOTA 0 

Para os quebra-molas sem sinalização, que podem destruir veículos. Estes, formados por ondulações transversais, também conhecidas como redutores de velocidade ou lombadas, foram proibidos pelo Código de Trânsito Brasileiro, Lei 9.503/97, em seu artigo 94. 


Divulgação

‘Animal’ ganha
as livraria
Chegou às livrarias, ontem, a biografia “Animal”, que conta a história do jogador Edmundo. O livro é escrito pelo jornalista esportivo Sérgio Xavier (à direita) e sua versão em áudio conta com a narração do ator Emilio Orciollo Neto (centro). A obra transcende os gramados e se aprofunda também na vida pessoal do “Bad Boy”.

Homenagens no Dia da Indústria

A Firjan comemora, na próxima quinta, o Dia da Indústria no Leste Fluminense. O evento, que acontece na sede da instituição em Niterói, na Rua Visconde de Uruguai, 535, Centro, homenageará Antônio Saramago, como Destaque Industrial, e Axel Schmidt Grael, como Personalidade do Ano no Leste Fluminense.

 

Em Paraty

O TRE-RJ aprovou, na sessão de ontem, o calendário das eleições suplementares para prefeito e vice de Paraty, no Sul Fluminense. O pleito acontecerá no próximo dia 4 de agosto, e os interessados em participar da corrida eleitoral terão até o dia 29 de junho para registrar candidaturas.

Em Caxias

Promovida todos os anos pela Catedral de Santo Antônio, com apoio da Prefeitura de Duque de Caxias, a tradicional Festa do Padroeiro da Cidade tem estimativa de receber mais de 100 mil visitantes em cinco dias de evento. Com o slogan “No Coração de Caxias, a família partilha a fé e o amor”, a festa acontece dos dias 12 a 16 de junho, na Catedral e na Praça do Pacificador.

Pra você pensar

 

“A pessoa mais feliz não é a que tem mais. É a que menos necessidade tem. A felicidade verdadeira está disfarçada de simplicidade.”

João de Aruanda

Mais notícias de
Informe

Scroll To Top