Assine o fluminense

Foto: Divulgação/Carlos Magno

Posse O governador Wilson Witzel cumprimenta o novo defensor público-geral do Estado do Rio de Janeiro, Rodrigo Baptista Pacheco, na concorrida cerimônia de posse para o biênio 2019-2020, realizada ontem, no Rio

Equipe reunida

Uma semana depois de assumir o governo, o presidente Jair Bolsonaro volta a reunir hoje os 22 ministros. Ele quer ouvir cada um sobre os planos para este mês, eventuais propostas de enxugamento e perspectivas. Também estará em discussão o texto da reforma da Previdência, que deverá ser apresentado ao Congresso Nacional. Na semana passada, o ministro da Economia, Paulo Guedes, recebeu a tarefa de Bolsonaro para elencar os principais pontos do texto que o governo pretende encaminhar aos parlamentares neste semestre. Para o presidente, a proposta ideal deve incluir a fixação de idade mínima, de forma gradual, para aposentadoria. Assim, os homens teriam piso de 62 anos e mulheres, 57.

Relatórios sobre atos da gestão Temer

Outra missão repassada aos ministérios foi a lista de medidas que cada ministro pretende colocar em prática nas próximas semanas e varredura nas contas de cada pasta e análise dos gastos feitos nos últimos dias da gestão Michel Temer. A equipe de Bolsonaro identificou “uma movimentação incomum de exonerações e nomeações e recursos destinados a ministérios”. Com isso, o recado para os ministros foi o levantamento de atos e gastos dos últimos 30 dias. Pelo menos parte desses relatórios deve ser apresentada hoje.

Dar publicidade aos atos do governo

Segundo Santos Cruz, a participação se “dá naturalmente”. “Aqui tem a parte da Secretaria de Articulação Social, que é por onde tem acesso à Presidência qualquer segmento da sociedade que quer fazer sugestão, colaboração e crítica.” “A maneira mais eficaz de se combater a corrupção, além das medidas de gestão, uso da tecnologia no controle dos gastos públicos, é a divulgação, é a publicidade. Tem que divulgar tudo o máximo que puder”, afirmou.

Portas abertas à sociedade

Responsável pelo diálogo entre o Executivo e diversos segmentos da sociedade, incluindo empresários e entidades sociais, o ministro da Secretaria de Governo, general Carlos Alberto dos Santos Cruz, reiterou que as “portas estarão abertas” para ouvir sugestões, críticas e colaborações. Também reafirmou que a imprensa terá acesso a dados e informações para divulgação para a população. “O mais importante dessa conscientização é que Presidência tem a porta aberta para qualquer segmento social, para a imprensa, para que a população saiba aquilo que acontece e saiba os valores do que acontece”, afirmou o general.

Curtas

Após ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal, a Justiça Federal concedeu liminar determinando à União a implantação efetiva, no prazo de 90 dias, do controle eletrônico de frequência (biométrico) em todos os hospitais federais e institutos vinculados ao Ministério da Saúde no Rio.

A liminar determina ainda que a União apresente, em até 30 dias, o cronograma para efetiva implementação da medida. A decisão abrange os hospitais fe-

derais do Andaraí, Bonsucesso, Cardoso Fontes, da Lagoa, de Ipanema, dos Servidores do Estado, além do Instituto Nacional de Cardiologia, Instituto Nacional do Câncer e Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia. 
Amanhã, a Secretaria de Saúde de São Gonçalo realiza a ação social “Farmácia em Ação”, na praça Luiz Palmier, no Rodo, das 8h às 13h. Entre os serviços, a aferição da pressão arterial e teste de glicemia.



Recuperação da economia

Em apresentação em escola de negócios neste domingo, o presidente do Banco Central Ilan Goldfajn mostrou indicadores que apontam recuperação da economia e apontou a necessidade de reformas. Goldfajn defendeu a autonomia do Banco Central, a abertura da economia e as mudanças realizadas na Taxa de Longo Prazo, utilizada pelo BNDES para empréstimos a empresas. Ele destacou a necessidade de mudança nas regras de aposentadoria e pensão. 

 

Novo Procon

O novo presidente do Procon Estadual, Cássio da Conceição Coelho, assume a autarquia com metas para os primeiros 100 dias de sua gestão, com o objetivo de tornar o órgão mais eficiente. Entre as metas para o Procon Estadual apresentadas pelo Plano de Diretrizes Prioritárias do Governo do Estado, está a ampliação em 10% do número de atendimentos e aumentar o número de soluções de conflitos, reduzindo o quantitativo de processos administrativos.

UFF no ranking

A UFF foi classificada como a 889ª melhor universidade do mundo no ranking CWUR, que leva em consideração a qualidade da educação, número e qualidade de pesquisas, influência e empregabilidade de ex-alunos. No ano passado, a UFF ficou em 962º lugar e, desta vez, conseguiu alcançar a 17ª posição entre as faculdades brasileiras citadas. A UFRJ é a segunda melhor do Brasil, antecedida pela USP, e ocupa o 298º lugar no ranking mundial. 

Prazo para IPTU

O prazo para o pagamento do IPTU 2019 de imóveis de Niterói, com 8% de desconto (cota única), termina nesta terça-feira. Para os que optarem pelo pagamento em onze parcelas mensais iguais, de janeiro a novembro, o primeiro vencimento será no dia 11.

Edital em Maricá

A Prefeitura de Maricá abriu licitação para contratação de empresa que irá executar 1.200 projetos de reformas de unidades habitacionais em quatro distritos. 

Mais notícias de
Informe

Scroll To Top