Assine o fluminense

Discussões e homenagens

O deputado estadual Coronel Salema (PSL), vice-presidente da Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia, participa, na quinta-feira, a partir das 10h, de uma audiência pública na Alerj sobre a exclusão arbitrária de policiais. No mesmo dia, às 18h30, o parlamentar, que também é policial militar, preside uma sessão solene em comemoração aos 210 anos da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). Policiais que foram baleados em função de sua farda receberam moções, e aqueles que perderam suas vidas serão homenageados através da presença de familiares.

Violência nas escolas é pauta na Alerj 

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) se reúne, na manhã de hoje, para debater a violência nas escolas e universidades do Rio de Janeiro. Foram convidados representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública e de movimentos sindicais da classe da Educação. A reunião será conduzida pelo deputado estadual Flávio Serafini (Psol), presidente da comissão. “O Brasil tem indicadores altíssimos de violência nas escolas; só perdemos para países como a Estônia. E precisamos tratar também desse assunto em nível estadual”, justificou Serafini.

 

 

PSB faz campanha contra reforma

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) apresenta, nesta quarta, uma campanha publicitária que detalha a visão do partido sobre a reforma da previdência. A campanha, intitulada “Essa Reforma da Previdência Não”, será apresentada na sede da legenda em Brasília pelo presidente nacional do partido, Carlos Siqueira. O PSB fechou questão contra a redação da reforma. O partido tem uma bancada de 32 deputados federais. Já no Senado Federal, a sigla conta com três senadores.

Curtas

A Fecomério RJ inaugura, hoje, a nova sede do Instituto Fecomércio de Pesquisa e Análises – IFec RJ, no Centro do Rio. Na ocasião, também será lançado o Índice IFec RJ, que será um termômetro do setor de serviços do Rio de Janeiro.  

A instalação de radares fixos e móveis, conhecidos popularmente como “pardais”, nas rodovias de acesso à Região dos Lagos e em outros pontos do estado, uniu deputados das comissões 

de Transportes e de Turismo da Alerj. O assunto será debatido em audiência pública conjunta nesta quarta-feira, às 12h30, no Palácio Tiradentes. 

O centenário de nascimento do jurista paraense Silvio Meira, que foi orador oficial do IAB e produziu mais de 15 mil pareceres jurídicos, será comemorado no dia 14 de maio, a partir das 10h, no plenário do IAB, no Centro do Rio, com a realização do Simpósio de Direito Romano.


UFF debate pacote anticrime

O curso de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF) realiza, no próximo dia 20, às 14h, o evento “Críticas ao Projeto de Lei Anticrime: Em defesa do Estado Democrático de Direito”. O debate tem como objetivo fazer uma análise jurídica sobre o pacote, proposto pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro. Um dos palestrantes confirmados é Daniel Andrès Raizman, professor de Direito Penal da universidade. Na ocasião, Raizman abordará o tema: “A morte como paradigma da política do estado: legítima defesa no pacote anticrime”. Ele também aproveitará a ocasião para lançar o seu Manual de Direito Penal. O evento é gratuito.

Câmara debate feminicídio SG 

Mais verbas para políticas públicas voltadas para mulheres. Este foi o principal pedido feito na audiência pública “O que fazer para frear os altos índices de Feminicídio em São Gonçalo”, na Câmara Municipal, ontem. No encontro, presidido pelo vereador Alexandre Gomes (PSC), integrantes do Movimento de Mulheres da cidade, representantes do Poder Executivo e da OAB  relataram a violência em números e denunciaram o fechamento de órgãos destinados ao atendimento da mulher. Oscarina Siqueira, fundadora do Movimento de Mulheres de SG, lembrou o trabalho árduo para formar núcleos de atendimentos na cidade. 

Mudanças no transporte

A Câmara Municipal de Maricá recebeu, nesta semana, 30 motoristas de vans escolares que atuam no município. O objetivo foi familiarizá-los com o PL, de autoria do vereador Rony Peterson (PR), que aumenta o período de atualização de veículos escolares de 10 para 12 anos. 

Educação para maternidade

O Instituto Aldeia promove, no próximo dia 15, em sua sede, em São Francisco, o evento “Chá com Elas – Educação entre Mulheres”, um encontro dedicado à maternidade como papel social transformador e desafiador. A proposta é articular redes de apoio para mulheres.

Mais notícias de
Informe

Scroll To Top