Divulgação Adperj
Justiça | Marcos Leal, diretor da Amperj; Juliana Lintz, presidente da Adperj; Luciano Mattos, presidente da Amperj; o governador eleito Wilson Witzel; Richard Fairclough, diretor da Amaerj; o advogado Márcio Vieira; Bruno Hazan, presidente da Aperj; e Ertulei Laureano Matos, presidente eleito da Amperj |
”As leis não bastam. Os lírios não nascem das leis”. Com os versos, de Carlos Drummond de Andrade, a ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Cármen Lúcia, resumiu sua avaliação dos 30 anos da Constituição Federal. “Você não faz florescer uma democracia apenas acreditando que a feitura da lei, a promulgação da Constituição foi suficiente e exauriente. Não foi. Este é um trabalho permanente de cada um de nós. Fazer com que ela valha”, afirmou a ministra, durante o 16º Encontro Nacional dos Advogados do Sistema Indústria. Ela ressaltou que o país vive tempos difíceis e de muita intolerância.
Em seu discurso, a ministra Cármen Lúcia afirmou que o comprometimento com a Constituição Federal deve ser de todos os brasileiros e que a legislação fornece os instrumentos necessários para tanto. “Não adianta esperar o Estado fazer isso. Um Estado que tem os problemas que nós temos. É preciso que todos nós, da sociedade, venhamos a comparecer. Porque, no final, ganhamos todos. Não há perda nisso.”
A varanda do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno recebe neste domingo, , a partir das 11h, a cantora e compositora niteroiense Gabriela Rafael. No show, que faz parte do projeto Arte na Rua.
O Palácio das Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, abre suas portas para o público a partir deste sábado. O programa Palácio das Laranjeiras de Portas Abertas acontecerá em dois grupos: às 9h e às 11h. Os visitantes serão guiados pelos alunos do curso técnico em Guia de Turismo do Senac RJ, parceiro do governo do Estado no projeto, vivenciando na prática a
competências desenvolvidas em sala de aula. O programa será realizado até o dia 15 de dezembro
A Lagoa Rodrigo de Freitas voltará a receber a Árvore de Natal. Rebatizada como Árvore do Rio Petrobras, a atração foi inserida no calendário oficial de eventos do Rio de Janeiro. A árvore tem o apoio do Governo do Estado, que cedeu um terreno para a empresa responsável pelo espetáculo realizar o trabalho. Após dois anos de ausência, as luzes serão acesas no dia 1º de dezembro, às 21h, quando deverá atrair cerca de 200 mil pessoas.
A CCR Barcas e o Sindicato dos Delegados da Polícia Federal no RJ promovem evento para conscientizar a sociedade sobre os riscos que crianças e adolescentes correm de sofrer abusos sexuais. Nessa ocasião, arte da renda arrecadada na “Niterói Feirinha Edição Hype”, ´que acontece entre sexta-feira e domingo, no Clube Rio Cricket, em Icaraí, será repassada ao Instituto Federal Kids, órgão do sindicato que desenvolve ações para prevenir os casos de pedofilia.
Valorizar a história da cultura negra. Com esta intenção, o deputado estadual Waldeck Carneiro (PT/RJ) viabilizou o Projeto de Lei nº 4392/2018, aprovado pela Alerj em segunda discussão, que declara o Movimento Black Rio como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro.
A menos de dois meses do fim de seu mandato, o presidente Michel Temer fez um discurso saudosista, no qual comparou o período em que trabalhou como procurador-geral do estado de São Paulo com as atribuições dos defensores públicos, durante a cerimônia de posse do novo defensor público-geral federal, Gabriel Faria de Oliveira.
Na noite de terça-feira, o governador eleito Wilson Witzel se reuniu com representantes das Associações do Sistema de Justiça para tratar de temas de interesse das categorias. O encontro aconteceu na sede da Associação do Ministério Público/RJ, contando com a participação das Associações dos Defensores Públicos, dos Magistrados e dos Procuradores.
Na reunião foi debatida a crise no Estado, a possibilidade de novas arrecadações de receita e a transição entre os governos. Witzel afirmou que o diálogo com as entidades e poderes será marca de sua gestão.
Com Agência Brasil e Lucas Schuenck