Assine o fluminense

Foto: Divulgação/Philippe Lima

Leia Seca A delegada da Polícia Civil Verônica Stiepanowez de Oliveira tomou posse ontem como coordenadora-geral da Operação Lei Seca, no Palácio Guanabara. Ela substitui o tenente-coronel Marco Andrade, que esteve na função por nove anos. A delegada está na corporação desde 2002 e foi lotada nas principais delegacias da Baixada Fluminense e do Interior do Estado

Operação Verão 

A Lei Seca inicia nesta quinta-feira a Operação Verão. O projeto, que acontece pelo quinto ano consecutivo, realiza blitze diurnas de fiscalização e conscientização nas principais áreas de lazer de todo o Estado do Rio. Durante as ações especiais do ano passado, 21.808 motoristas foram abordados. Deste total, foram registrados 1.362 casos de alcoolemia. Para o secretário de Governo, Gutemberg de Paula Fonseca, a ação é fundamental para proteger a população e reforçar a mensagem da Operação Lei Seca. As operações diurnas serão realizadas em toda a Região Metropolitana e no interior do Estado até depois do Carnaval, em março. As blitze noturnas continuarão sendo feitas normalmente.  

STF: votação secreta na Câmara 

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, decidiu ontem manter votação secreta para a eleição da presidência da Câmara, prevista para 1º de fevereiro. O ministro decidiu rejeitar mandado de segurança protocolado anteontem pelo deputado federal eleito Kim Kataguiri (DEM-SP), que defendeu que a votação dos parlamentares para eleger novo presidente da Casa fosse aberta. Na decisão, Toffoli entendeu que a Constituição não definiu se votação da Câmara deve ser aberta ou secreta. Contudo, o regimento interno da Casa determina que a eleição para a Mesa Diretora seja fechada. 

Decisão no Senado ainda em pauta

Toffoli também deve decidir nos próximos dias recurso do SD e do MDB contra a decisão que impediu a realização de votação secreta para a eleição da nova Mesa Diretora do Senado. No dia 19 de dezembro, antes do início do recesso, o ministro Marco Aurélio aceitou um mandado de segurança protocolado pelo senador Lasier Martins (PSD-RS) e determinou que a votação seja feita de forma aberta. A votação secreta está prevista no Regimento Interno do Senado e da Câmara, no entanto, Marco Aurélio entendeu que a regra é inconstitucional.

Curso sobre Economia Solidária

A Prefeitura de Niterói está com inscrições abertas para o curso de introdução à Economia Solidária. Serão 200 vagas em oito turmas. As aulas acontecerão na Casa da Economia Solidária Paul Singer (Casa Azul), no Centro de Niterói, e serão ministradas quatro dias por semana, das 9h às 13h e das 14h às 18h, com carga horária total de 40 horas. 

Curtas

No dia 14, o Complexo Hospitalar de Niterói abre as inscrições para sua primeira turma do Programa de Residência Médica em Pediatria, com duas vagas. As inscrições encerram dia 8 de fevereiro e podem ser feitas pelo site www.chniteroi.com.br ou diretamente no hospital. 
O Theatro Municipal do Rio completará 110 anos em julho. Para comemorar, mais de 8 mil documentos sobre os 50 primeiros anos da instituição foram digita-

lizados e estão disponíveis para consulta no site da instituição. No acervo é possível encontrar programas de apresentações, matérias de jornais e fotografias.
Os professores brasileiros Jayse Ferreira, de Pernambuco, e Débora Garofalo, de São Paulo, estão entre os 50 finalistas do prêmio internacional Global Teacher, que analisa o trabalho de profissionais de 171 países focalizando métodos inovadores e criativos para lecionar.



Prioridades para o Estado do Rio 

A Firjan listou pautas prioritárias para o desenvolvimento do mercado no setor de óleo e gás: internalização do Repetro com correção de critério de atratividade, fortalecendo a cadeia produtiva; criação de condições favoráveis ao aumento do fator de recuperação dos campos maduros com incremento de produção; fortalecimento do mercado de gás natural, na esfera federal; a construção de plano diretor que amplie a oferta de infraestrutura terrestre e marítima para apoio às operações.

 

Reajuste no Rio

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, anunciou ontem também que o funcionalismo público municipal terá seus salários reajustados de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E). De acordo com a prefeitura, a correção deve ficar em torno de 8%, e o valor será acrescido aos salários em 1º de fevereiro. 

OSs excluídas

Crivella disse que não foi possível fazer o reajuste dos servidores no ano passado devido às dificuldades financeiras do município e ressaltou que o atraso no pagamento de profissionais das organizações sociais que atuam na área de saúde não se deve à prefeitura.

Casa própria

O prefeito Crivella assinou os contratos para a construção de 1.440 unidades do Minha Casa Minha Vida nas zonas Oeste e Norte da cidade. Segundo a prefeitura, o número de pessoas beneficiadas pode chegar a 5 mil. Ele disse que vai procurar o governo federal para que o programa seja incrementado, o que, em sua opinião, reduziria custos. “A única maneira de baixar preço no capitalismo é com escala”, afirmou o prefeito. “Quanto mais Minha Casa Minha Vida tivermos, mais barato será o imóvel, e isso é capitalismo inteligente.”

Fila para IPTU 

Contribuintes de São Gonçalo lotam o posto de atendimento da Secretaria de Fazenda, no Centro, para conseguir desconto de 5% no pagamento do IPTU 2019 em cota única. A data limite para a quitação do débito varia entre os dias 25 e 31 deste mês. 

Mais notícias de
Informe

Scroll To Top