Assine o fluminense

Início dos trabalhos no Legislativo 

Começam, nesta semana, as atividades  legislativas para a Região do Leste Fluminense do Estado. A primeira Câmara Municipal a retornar às atividades é a de Maricá, que já nesta segunda-feira promoverá uma sessão que encerrará de vez o recesso do Legislativo em 2019. Nos municípios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, o retorno das atividades parlamentares está marcado para a sexta-feira. Em Niterói, haverá mudanças na configuração da Casa. Renatinho (Psol) e Casota (PSDB) já foram empossados para as vagas deixadas, respectivamente, por Talíria Petrone (Psol) e Carlos Jordy (PSL), eleitos para a Câmara Federal no último pleito..

Novo ato em defesa de Neves 

Está marcado para esta segunda-feira um novo encontro em defesa de Rodrigo Neves (PDT), preso em um desdobramento da Operação Lava Jato no Rio. O ato, que está sendo divulgado pela página nas redes sociais intitulada “Tô Com Rodrigo”, acontecerá às 18h, no Clube Gragoatá, que fica na Rua Coronel Tamarindo, 69. Segundo a postagem de divulgação, serão disponibilizadas atividades culturais, artísticas e religiosas. Uma das principais justificativas do ato é de que, passados mais de 60 dias da prisão, Neves ainda não foi ouvido.

Auxílio ao motorista 

O vereador niteroiense João Gustavo, em declaração sobre o caso do idoso que faleceu ao cair do ônibus nesta semana, afirmou que é necessário auxílio psicológico para os motoristas que se envolvem em acidentes com vítimas fatais, os quais ele lamenta. Segundo ele, que atuou como rodoviário no passado, “o trauma é tão grande que muitos motoristas não voltam à função”.

Contas rejeitadas pelo TCE-RJ 

As cidades de Cabo Frio e Varre-Sai receberam pareceres prévios contrários à aprovação de suas contas de 2017. Os votos foram aprovados por unanimidade na sessão plenária do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. Os processos agora serão enviados para as câmaras municipais locais, responsáveis pela apreciação final das contas.

Curtas

Único advogado brasileiro autorizado a atuar em disputas internacionais na Suprema Corte do Reino Unido, o especialista em cortes superiores Frederico Singarajah será o palestrante do seminário sobre aspectos contemporâneos da mediação e arbitragem no Brasil e no Reino Unido, que será realizado no dia 14, às 17h30, no Instituto dos Advogados Brasileiros, no Centro do Rio. 

O Aprenda e Empreenda, junto com a Brun HUB de Educação, está lançando o programa Jovens Líderes Protagonistas de São Gonçalo. A iniciativa voluntária selecionará 10 jovens com o objetivo é torná-los capazes de pensar e criar soluções para resolverem problemas reais encontrados nas escolas municipais. Podem se inscrever jovens de 17 a 24 anos até o dia 18 de fevereiro. 



Erros esperados 

O professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV Ebape) Carlos Pereira diz que o governo Bolsonaro vive um problema comum no presidencialismo, quando uma elite política substitui outra. “Essa nova elite chega com muita vontade e um voluntarismo grande, mas expertise muito baixa. O paradoxo do presidencialismo é exatamente este. Quanto mais o tempo passa, mais o governo adquire experiência, mas também comete erros e trava embates internos que, com o passar do tempo, gera perda de capital político”, analisa Carlos Pereira, ressaltando que ignorar lideranças partidárias é um erro.

 

Carnaval rio-bonitense 

A Prefeitura de Rio Bonito já está de olho no carnaval. Nesta semana, o prefeito José Luiz Mandiocão assinou um decreto proibindo a venda de bebida alcoólica em garrafas de vidro nas barracas do comércio ambulante, nos boxes do Mercado Municipal, bem como no comércio que fica no entorno da Praça da Bandeira, entre os dias 1 e 5 de março. Além disso, também está proibida a comercialização de churrasco no espeto de qualquer material, ficando sujeita a apreensão do material pela fiscalização.

 

Procuram-se doadores 

Com atenção elevada por conta da proximidade do Carnaval, os bancos de sangue ficam em alerta por causa da queda no número de doadores e aumento na demanda. O núcleo de hemoterapia de Rio Bonito está solicitando que a população compareça para doar sangue, principalmente quem tem sangue fator Rh negativo (A, B, AB e O). Com estoque baixo, o Hemonúcleo está recebendo, em média, três pessoas por dia para doar sangue.

 

Mais notícias de
Informe

Scroll To Top