Assine o fluminense

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Exposição O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, visita a exposição “Eleições no Brasil: a Conquista da Transparência e da Legitimidade”, que explica como foram realizadas as eleições no Brasil da Colônia até a República, no Museu do Voto do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília (DF)

Reforço ao TRE 

ODetran passou a fazer parte da Coalizão Eleitoral 2018, comitê de ação integrada liderado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro para definir ações de inteligência e segurança para as Eleições 2018. A parceria foi firmada após reunião entre o presidente do Detran, Leonardo Jacob, e o presidente do TRE-RJ, Carlos Eduardo da Fonseca Passos, realizada na Corte eleitoral, no Centro do Rio. O Detran vai ajudar na divulgação dos canais para denúncias de possíveis propagandas eleitorais em todas as suas unidades do Estado. A parceria também firmou cessão de veículos do Detran para suporte ao trabalho das equipes de fiscalização do TRE-RJ

Sociólogo português em Niterói

O sociólogo português Boaventura Sousa Santos fará a abertura do seminário “Democracia e Gestão Pública no Século XXI”, que será realizado no Teatro Popular e no Caminho Niemeyer, 31 de agosto e 1 de setembro. O evento, realizado pela Prefeitura de Niterói, por meio da Fundação de Arte de Niterói, será aberto ao público, gratuito e contará com a participação de diversos especialistas, pesquisadores, gestores e ativistas. O seminário vai reunir diferentes visões sobre o desenvolvimento das instituições que constituem as administrações públicas. Serão debatidas questões cotidianamente enfrentadas, como “transparência” e “participação”, temas centrais dos debates.

 

Cavaleiros Honorários

O corregedor-Geral da Justiça, desembargador Claudio de Mello Tavares, recebeu a Medalha da Ordem dos Cavaleiros Honorários, principal honraria concedida pelo Regimento de Polícia Montada da Polícia Militar do Estado do Rio. Também foram homenageados o juiz federal Marcelo Bretas, e os generais do Exército Walter Braga Netto, comandante Militar do Leste e interventor federal do Rio de Janeiro, e Richard Nunes, secretário de Segurança do Rio.

Curtas

A OAB Maricá prestará  homenagem a Antonio José Barbosa da Silva, presidente da OAB Niterói, oferecendo uma Moção de Agradecimento “pelos relevantes serviços prestados à Advocacia do Estado do Rio de Janeiro, em destaque aos  advogados de Niterói”. A solenidade acontecerá durante almoço nesta sexta-feira, às 12 horas, em Maricá.
A cultura senegalesa vai invadir Niterói neste sábado, das 8h às 20h. A Jornada 

Cultural Khassida, realizado no Teatro Popular Oscar Nienmyer, contará com recitais de poesia - as Kassidas, música e gastronomia típicas, além de exposição sobre a vida e obra de Cheikh Ahmadou Bamba Mbacké, líder religioso Sufi do Senegal. 
                       .
Neste mês, o Teatro Popular Oscar Niemeyer abre suas cortinas para o espetáculo “Barrela” (1958), do dramaturgo Plínio Marcos.  A peça denuncia o ambiente hostil do sistema carcerário brasileiro. 


Paula Roberta/Divulgação

Alerj Em sessão para comemorar os dez anos da lei que criou os Institutos Federais de Educação, o deputado estadual Waldeck Carneiro (PT) entregou aos reitores do Instituto Federal do Rio (IFRJ), Rafael Almada, e do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson Azevedo, a Medalha Tiradente

Voto no horário

O Tribunal Superior Eleitoral decidiu, por unanimidade, manter os horários de votação inalterados para a votação deste ano, obedecendo aos fusos horários locais, das 8h às 17h, em todas as unidades da Federação. Uma sugestão de alteração havia sido apresentada pelo ministro Gilmar Mendes, que propôs o término da votação unificado pelo horário de Brasília, de modo a uniformizar a apuração.

Reivindicações

O atual presidente do TSE, ministro Luiz Fux, disse ter recebido diversas reivindicações de presidentes de tribunais regionais para que fossem mantidos os horários. Ele lembrou haver “estados bem carentes que teriam que começar a distribuir o material às 3 horas da manhã”

Estágio na PGE

A Procuradoria Geral do Estado do Rio abriu inscrições para o 42º Exame de Seleção para Estágio em Direito nas cidades do Rio, Caxias, Nova Iguaçu e São Gonçalo. As inscrições serão recebidas até 10 de setembro.

Indenização

O Estado do Rio terá de pagar indenização por danos morais à mulher e aos três filhos do pedreiro Gutemberg Pereira de Souza, morto por bala perdida em fevereiro de 2017, durante um confronto entre policiais militares e traficantes no Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio. Cada um receberá R$ 80 mil, além de pensão mensal à viúva de 75% do salário-mínimo estadual de pedreiro. A decisão é do Tribunal de Justiça do Rio.

Com Agência Brasil e Lucas Schuenck 

Mais notícias de
Informe

Scroll To Top