Assine o fluminense

Foto: Douglas Macedo

Música Na entrega de Moção de Aplausos, na Câmara de Niterói, à cantora e maestrina Gilce de Paula Miranda, que acompanhou vários artistas da música popular brasileira, marcaram presença os cantores Altay Veloso e Sandra de Sá. A iniciativa foi do vereador Sandro Araujo

Prejuízos

O comércio varejista carioca deixou de vender mais de R$ 3 bilhões com o excesso de feriados, dias enforcados e sábados agregados no primeiro semestre (janeiro a junho) desse ano, segundo estimativa do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDLRio. De acordo com o levantamento, foram seis feriados em dias úteis e dois no sábado no primeiro semestre (de um total de 14 que acontecerão até o fim do ano), e a perda de faturamento médio é de R$ 385 milhões por cada dia parado. Os meses de janeiro (Confraternização Universal), fevereiro (semana do Carnaval), março (Sexta-Feira Santa), abril (Tiradentes e São Jorge ) e maio (Dia do Trabalhador e Corpus Christi), que possibilitaram vários prolongamentos – o chamado “enforcamento” – foram os mais prejudicados.

Lojas de rua são as mais atingidas

Segundo o presidente do CDLRio, Aldo Gonçalves, apesar dos acordos feitos entre o SindilojasRio e o Sindicato dos Empregados do Comércio permitirem as lojas abrirem, os feriados e seus prolongamentos penalizaram os lojistas, principalmente as lojas de rua, que são as que mais sofrem, especialmente o centro da cidade, que fica completamente deserto. Os dias parados causaram perdas não apenas para os lojistas, mas também para o governo, que deixa de arrecadar impostos, e para os comerciários, que deixam de receber comissões pelas vendas. 

 

Simulador no Setrerj

Um simulador de direção tem sido grande aliado dos motoristas de ônibus de Niterói, São Gonçalo e Maricá na hora de melhorar as habilidades e corrigir vícios de direção. Com telas que simulam as janelas frontal e laterais, e cadeira e painel idênticos aos dos ônibus, o simulador instalado no Setrerj é um modelo de ponta desenvolvido por uma empresa espanhola e um dos primeiros do Brasil. Desde 2013, mais de 2 mil motoristas já passaram pelo simulador. 

Curtas

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) promove audiência pública para consultar a população de todo o Estado do Rio de Janeiro sobre alterações na regulação de Atendimento ao Público previstas na Resolução Normativa nº 414/2010. A audiência ocorrerá no próximo dia 13, sexta-feira, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), no Centro do Rio, a partir das 14h. 
                       .

A ONG “Grupo Iguais”, que defende os direitos 

da comunidade LGBT em Cabo Frio, promove neste domingo, dia 15, a décima primeira edição do “Arraiá dos Iguais”. O evento será a partir das 17h, na quadra do Bairro Itajuru. 
                          .
Durante seis dias, o Procon-RJ realizou ações em pet shops no município do Rio. Batizada de Scooby Doo, a operação visitou 101 lojas de produtos para animais de estimação nas zonas Norte, Sul e Oeste. Destas, apenas uma não continha nenhuma irregularidade.


Foto: Evelen Gouvêa

RH-LF Lúcia Santarém e Isabela Helayel, diretoras de Eventos e de Comunicação do Instituto RH-LF

Matemática

O vereador Sandro Araújo recebeu, na Câmara, a diretoria, professores e pais da Escola Canadense de Niterói para a entrega de 35 medalhas da competição Matemática sem Fronteiras. A Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras é a edição brasileira de Mathématiques Sans Frontière, criada em 1989 na França. 

 

Catálogo do MP

O Ministério Público do Rio criou um catálogo de serviços para o usuário, um repositório para os serviços oferecidos pelo setor. Com a inovação, o usuário, diante de um problema ou dificuldade, poderá entrar no portal do MPRJ e, no local adequado, encontrar, de forma clara e organizada, a lista completa de serviços disponíveis.

TJRJ nas redes

O Tribunal de Justiça do Rio é o primeiro tribunal estadual do país autenticado pelo Facebook, Twitter e Instagram. Os representantes das três redes sociais reconheceram o TJRJ na categoria organização governamental. Com isso, um selo azul foi inserido ao lado das imagens de perfil do Tribunal nas mídias sociais. A autenticação inibe o surgimento de perfis falsos.

Acredito

O Acredito, movimento suprapartidário de renovação política, será lançado no dia 14, sábado, em São Gonçalo. Durante o evento, fundadores do Acredito falarão sobre a importância de novas ideias e propostas no cenário nacional e regional.  

 

Com Agência Brasil, Rodrigo de Abreu e Souza e Maria Eduarda Mattos

Mais notícias de
Informe

Scroll To Top