Assine o fluminense
Mulheres empreendedoras

No mês da mulher, as gestoras do Somos Empreendedoras preparam um importante encontro no auditório do Museu de Arte Contemporânea. O evento, que está marcado amanhã, das 9h30 às 14h, debaterá o papel da mulher na sociedade. O “Somos Todas Empreendedoras” reunirá vários grupos de mulheres de Niterói e do Rio de Janeiro, consolidando-se em um grande momento de confraternização e muito networking. Além do Somos Empreendedoras, estarão presentes representantes das Mulheres do Brasil, Rede Mulher Empreendedora e Mães Empreendedoras de Niterói.

Rainha se reúne com ativistas no Rio

A rainha Diambi Kabatusuila, da etnia bantu Bena Tshiyamba de Bakwa Indu, se encontrou ontem com ativistas do movimento negro, indígenas e brasileiros descendentes de africanos em um evento no Rio. A rainha foi coroada governante em 2016, e lidera uma população que vive na República Democrática do Congo. Em sua visita ao Brasil, ela já passou por Salvador e Belo Horizonte, e também irá a São Paulo.

Agenda de viagens internacionais

A agenda internacional do presidente Jair Bolsonaro começa intensa na segunda quinzena deste mês e prossegue até o próximo semestre. Além dos Estados Unidos, Chile, de Israel, há viagens programadas para o Japão e à China. Em pauta, desde a crise na Venezuela ao incremento das relações econômicas e comerciais. No Japão, o presidente participará da Cúpula do G20 (que reúne as 20 maiores economias mundiais) em Osaka, que ocorrerá de 28 a 29 de junho. A viagem para a China está em fase de organização e deve ocorrer no segundo semestre. Bolsonaro disse que, nessa visita, pretende ampliar negócios e fronteiras.

Volks amplia fábrica no RJ

Referência nacional, o polo automotivo do Sul Fluminense ganhou um reforço. A Volkswagen Caminhões e Ônibus investirá R$ 1,5 bilhão na fábrica de Resende. O anúncio foi feito após encontro entre o governador Wilson Witzel e o CEO da empresa na América Latina, Roberto Cortes.

Azul quer comprar Avianca

A companhia aérea Azul informou ontem que assinou uma proposta de aquisição de ativos da Avianca Brasil, que incluem aviões e slots (termo usado na aviação para se referir ao direito de pousar ou decolar em aeroportos congestionados). A aquisição soma US$ 105 milhões.

Força-tarefa para Previdência

Uma força-tarefa reunindo 20 profissionais, no âmbito da Advocacia-Geral da União (AGU), vai acompanhar as demandas judiciais relacionadas às discussões e aos debates da reforma da Previdência. O grupo terá o nome de “Força-Tarefa de Defesa da Nova Previdência Social – PEC 6/2019”, e sua atuação será preventiva.

Curtas

Foi sancionada pelo governador Wilson Witzel a Lei 8306/19, que altera a Lei 4.746 e dispõe sobre a merenda escolar distribuída aos alunos portadores de diabetes mellitus, matriculados na rede pública estadual de ensino, incluindo os alunos com intolerância à lactose. A partir de agora, deverá constar no cardápio escolar alimentação própria para os alunos nestas condições.

Os policiais civis podem ser autorizados a acumular suas funções com o cargo de professor em instituições públicas, 

desde que haja compatibilidade de horários. A proposta reconhece a função como de caráter técnico, o que, de acordo com a Constituição Federal, permite a acumulação com um cargo público de professor.

Os estudantes de escolas públicas terão assegurados pelo menos 20% das vagas disponibilizadas para estágios a esse segmento nos poderes Executivo e Legislativo do Estado do Rio, sendo metade desse percentual destinada a alunos negros, indígenas ou quilombolas.


Acesso às informações

O Tribunal de Contas do Estado disponibilizou na internet o Sistema de Consulta de Editais de Licitações dos órgãos públicos sob sua jurisdição. A ferramenta permite que cidadãos, empresas e entes públicos tenham acesso às informações de editais submetidos, ou não, ao crivo do TCE-RJ.


Consulta aos processos.

Os processos com mérito avaliado pelo TCE poderão ser consultados na íntegra. Todos os dados são informados pelos órgãos jurisdicionados por força de deliberação, que estabelece a obrigatoriedade do encaminhamento das informações dos editais ao TCE-RJ em dois dias úteis após a sua publicação.

 

Mais notícias de
Informe

Scroll To Top