Assine o fluminense

Divulgação/Governo do Rio

Romulo Massacesi, presidente da Faetec, e Leonardo Rodrigues, secretário de Ciência e Tecnologia

 

Por Alberto Brizola

albertobrizola@ofluminense.com.br
informe@ofluminense.com.br

Com Lucas Schuenck

lucas.schuenck@ofluminense.com.br

Nova Faetec no Médio Paraíba

O município de Barra do Piraí, na Região do Médio Paraíba, ganhou, nesta semana, uma nova unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e da Fundação Cecierj, instituições vinculadas à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).  A solenidade de inauguração contou com a presença do secretário Leonardo Rodrigues; do presidente da Faetec, Romulo Massacesi; do vice-presidente da Rede, Gilson Rodrigues; do presidente do Cecierj, Carlos Eduardo Bielschowsky; do prefeito de Barra do Piraí, Mário Reis Esteves; e do deputado estadual Gustavo Tutuca, além de vereadores. A Faetec Barra do Piraí – Polo Integrado Tecnológico irá capacitar cidadãos em cursos de qualificação profissional de ensino técnico de nível médio e de educação superior, gerando oportunidades de inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho.

Arraiá do Caps de Rio Bonito

A equipe do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Dr. Cleber Paixão, de Rio Bonito, promoveu, nesta semana, uma festa junina para seus pacientes. O evento, que teve apoio da Secretaria Municipal de Saúde, visa oferecer algo a mais aos pacientes atendidos, diferente da rotina de tratamentos. Na oportunidade, foi promovida a tradicional quadrilha, com direito a casamento na roça e diversas comidas típicas como caldos, cachorro-quente e canjica, além de, claro, muita animação.

Escolas  sem muros

Duas escolas estaduais da Baixada Fluminense e da Zona Oeste do Rio estarão, hoje, abertas para receber alunos, familiares e moradores da região. Trata-se da iniciativa “Seeduc sem muros”, do Governo do Rio, que pretende promover atividades culturais e esportivas para aproximar as unidades de ensino e a comunidade. Em Nova Iguaçu, o evento acontece no Ciep 358 – Alberto Pasqualini. Já em Santíssimo, o encontro será no Ciep 223 – Olympio Marques dos Santos. O horário das atividades é de 9h ao meio-dia.

Curtas

Nota 10

Para o carioca Carlos Decotelli, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que lança neste mês um programa de alimentação escolar no âmbito da agricultura familiar.

Nota 0

Para o motorista criminoso que, em Niterói, atropelou três manifestantes que exerciam o direito de mostrar o que pensam. Por sorte, os que estavam no local sofreram escoriações leves e já passam bem. O mal poderia ter sido maior.


Divulgação/Prefeitura de Rio Bonito

Caps Rio Bonito comemora seu Arraiá

Da roça ao prato

Estudantes da Escola Municipal Almirante Alfredo Carlos Soares Dutra, em Alcântara, São Gonçalo, estão participando do Projeto Agricultura Viva, com foco na Agricultura Sustentável. Uma vez por mês, os alunos recebem a Feira Viva, exposição dinâmica e interdisciplinar com produtores agroecológicos do município. Nos encontros, estudantes produzem conteúdos multidisciplinares, além de aprenderem sobre a origem dos alimentos.

 

Beth: a eterna  da Mangueira

A Faetec localizada na Mangueira, na zona central do Rio de Janeiro, pode ganhar o nome da cantora Beth Carvalho, que faleceu em abril. Ela, que teve a escola de samba do local como uma de suas maiores paixões, pode ser homenageada por meio do projeto de lei proposto pelo deputado estadual André Ceciliano (PT), presidente da Alerj, que pretende renomear a unidade de ensino para Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante Beth Carvalho. O PL será votado nesta terça-feira, na Alerj.

Unidos contra  a maconha

O Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) divulgaram, nesta semana, uma nota conjunta alertando para o alto risco da proposta de regulamentação do plantio de maconha. As duas instituições sugeriram, inclusive, revogação e cancelamento de eventual consulta pública sobre o tema. Para as entidades, a iniciativa “não garante efetividade e segurança para pacientes”.

Lendas do esporte

O Hall da Fama do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) terá dez novos integrantes em 2019. Entre as novas aquisições, estão Chiaki Ishi, primeiro medalhista olímpico de judô, em 1972; Hortência e Paula, campeãs mundiais de basquete em 1994 e prata olímpica em 1996. 

PRA VOCÊ PENSAR 

“O novo não é o contrário do velho. O novo é o oposto das prisões que nos impomos”.
 
Artur da Távola

Mais notícias de
Informe

Scroll To Top