Assine o fluminense

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O prefeito de Tanguá Valber Luiz Marcelo de Carvalho (ao centro), a secretária de Governo Suely Costa, a secretária de Agricultura e Desenvolvimento Rural Claudia Milão, o secretário de Gestão, Edesio Soares, recebendo a coordenadora regional do Leste Fluminense do Sebrae/RJ, Juliana Ventura e as analistas Juliana Lohmann e Laura Sousa, da gerência de Politicas Públicas e do escritório regional.

 

Por Alberto Brizola

albertobrizola@ofluminense.com.br
informe@ofluminense.com.br

Com Lucas Schuenck

lucas.schuenck@ofluminense.com.br

Tanguá adere ao ‘Cidades Empreendedoras’

O prefeito de Tanguá, Valber Luiz Marcelo de Carvalho, aderiu, na última sexta, ao Programa Cidades Empreendedoras, do Sebrae/RJ. A iniciativa da instituição pretende facilitar a desburocratização promovendo, juntamente ao Executivo municipal, políticas públicas para a desburocratização de trâmites para o empresariado local, como a extinção de processos físicos de abertura de empresas, por exemplo. Desta forma, micro e pequenos negócios são fomentados.

Em formato de game, o Cidades Empreendoras incentiva a competição saudável entre os municípios que concorrem, em tempo real, por meio de uma plataforma que atribui pontos às políticas públicas na medida que elas são implementadas. Esta plataforma é aberta ao público, de forma que todos podem acessar e constatar como estão se saindo as cidades participantes.

Ao fim do ano, o Sebrae disponibiliza um ranking com a pontuação de todas as participantes.

Transparência no ICMS

O deputado estadual Alexandre Freitas (Novo), presidente da Comissão de Tributação da Alerj, protocolou, na última semana, um Projeto de Lei que objetiva dar transparência ao mercado de créditos de ICMS no estado. A proposta determina que o Governo do Rio divulgue a lista dos credores e valores dos créditos de ICMS gerados e não compensados de todos os estabelecimentos comerciais fluminenses. Dentre as informações a serem divulgadas está o valor passível de compensação dos créditos tributários de ICMS.

Bolsa família para atingidos

O partido Podemos ingressou, na última semana, com um mandado de segurança coletivo para impedir que as vítimas de Brumadinho fiquem sem receber o auxílio do Bolsa Família, por conta das indenizações recebidas pela Vale desde a tragédia, em janeiro deste ano. A ação foi protocolada no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O partido defende que a indenização paga pela mineradora Vale, por se tratar de uma reparação eventual, não deve ser contabilizada no cálculo de renda das famílias atendidas pelo programa. 

Curtas

Nota 10

Para todas as iniciativas que pretendem aprimorar a Educação no país. O país só será melhor, no futuro, se prepararmos, hoje, os cidadãos que lá viverão. É por meio da Educação que os jovens deslumbram as possibilidades de suas vidas.

Nota 0

Para quem não consegue exercer a empatia. Se colocar no lugar do outro é um ato fundamental para o convívio em sociedade. A regra de ouro “Não faça ao outro aquilo que você não quer que façam com você” sempre prevalecerá.


Foto: Divulgação/Alerj

Alexandre Freitas (Novo) quer transparência no ICMS

Audiência sobre moradores de rua

A Câmara Municipal de Niterói recebe, na próxima terça, às 10h, uma audiência pública sobre as pessoas em situação de rua. A iniciativa foi do vereador Renatinho (Psol), que preside a Comissão de Direitos Humanos, da Criança e do Adolescente do Legislativo niteroiense, em conjunto com o vereador Paulo Eduardo Gomes (Psol) e o deputado estadual Flávio Serafini (Psol). Membros do Executivo foram convidados.

 

Representantes culturais de SG

Cidadãos de São Gonçalo interessados em em compôr o Conselho Municipal de Cultura (CMC-SG), no biênio 2019-2021, já podem se inscrever por meio do link: https://is.gd/RsAc75. O documento apresenta o edital de convocação, que estabelece os procedimentos para o processo de escolha dos conselheiros, e também as fichas a serem preenchidas. O prazo de inscrições vai até o dia 15 de julho. O Conselho Municipal de Cultura da cidade será composto por 16 membros titulares e seus respectivos suplentes.

Carga e descarga

Para melhor organização do trânsito em Icaraí, na cidade de Niterói, e em função da reversível realizada na Avenida Roberto Silveira, a Prefeitura de Niterói está alterando o horário de carga e descarga no bairro. A partir da próxima quarta, o serviço de carga e descarga só poderá ser realizado até às 15h, no trecho entre a Av. Alberto Francisco Torres (Praia) e Av. Roberto Silveira, entre Miguel de Frias e Joaquim Távora.

Descanse em paz, André Midani

Faleceu, na última semana, André Midani, um dos produtores musicais mais importantes da indústria fonográfica brasileira de todos os tempos. Sua contribuição ímpar para o setor, fez a música brasileira ser o que é. Será sempre recordado, com carinho, por todos os amantes da arte.

PRA VOCÊ PENSAR

"Abafar informações é uma nova forma de censura”.

Julian Assange

Mais notícias de
Informe

Scroll To Top