Assine o fluminense

Julia Passos/Alerj

Legado O presidente da Comissão de Educação da Alerj, deputado Comte Bittencourt (PPS), em sua despedida da Casa. “Encerro hoje um ciclo. Mas deixo as conquistas que a comissão teve para os parlamentares que me sucedem”, disse o parlamentar
 
 

Qualificação 

A Secretaria Estadual de Educação, o grupo PSA Peuget-Citroën, o Senai e o RioSolidário assinarão hoje convênio para oferecer ensino médio profissionalizante em eletrotécnica no Ciep 493, em Barra Mansa. A unidade escolar funciona em tempo integral e, ao final do curso, o aluno estará apto a assumir várias funções na cadeia de produção da indústria, tais como projetar e dirigir instalações elétricas; executar, fiscalizar, orientar e coordenar diretamente serviços de manutenção; prestar assistência técnica e assessoria no estudo de viabilidade e desenvolvimento de projetos e pesquisas, dentre outras.

 

Ensino médio e curso técnico

Os jovens estudam em tempo integral as matérias regulares do ensino médio, oferecidas pela Secretaria de Educação, e também disciplinas do curso técnico de Eletrotécnica, ministradas pelo Senai Rio. O RioSolidario é responsável pela gestão administrativa, financeira e aplicação dos recursos.

 

Menos vagas 

O número de vagas da Faetec para a educação superior, no primeiro semestre de 2019, vai ser reduzido em 30%, em relação ao mesmo período de 2018. A informação foi dada pelo presidente da instituição, Miguel Badenes, em audiência pública da Comissão de Educação da Alerj. 

Formação garantida até 2026

O Ciep 493 foi o primeiro do Sul Fluminense a receber o curso técnico. A escola foi reformada e conta com laboratórios equipados especialmente para as aulas de Eletrotécnica. Foram investidos cerca de R$ 3 milhões na unidade. O convênio garantirá a realização do curso até o ano de 2026.

 
 

Curtas

A unidade de conservação Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset), em Niterói, promoveu um concurso fotográfico aberto a todos para comemorar seus 27 anos. O clique do fotógrafo Dimitrius Borja foi um dos escolhidos. Ele registrou a espécie “Ameiva ameiva”, conforme afirmação do veterinário Daniel Nobre,  para a equipe do Peset. Segundo Dimitrius, a Serra da Tiririca é a única unidade de conservação criada por demanda popular da sociedade civil, e totalmente identificada 

com as regiões de Niterói e Maricá. 

O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, no Campo de São Bento, em Icaraí,  abre seu espaço para aulas de forró nesta sexta-feira, às 18h. Com entrada franca, as oficinas duram uma hora e oferecem acompanhamentos para os alunos no aprendizado dos principais passos do forró, uma dança cheia de brasilidade e significado cultural. Semana que vem, na sexta-feira, tem outra  aula..


Douglas Macedo

Na CDL Axel Grael, o presidente do PDT, Carlos Lupi, e José Bonifácio Novellino

Rodrigo: ato de apoio na CDL

Cerca de 200 pessoas, entre familiares, lideranças políticas e simpatizantes do prefeito suspenso Rodrigo Neves (PDT), se reuniram ontem, em uma manifestação de apoio ao político, na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Niterói, na Rua General Andrade Neves, no Centro. O ato foi convocado pela página em uma rede social intitulada “Tô com Rodrigo”. Manifestantes contrários ao pedetista também estavam presentes e o policiamento no local teve que ser reforçado.

 

 

Professores

A oferta será menor devido à não renovação de contratos de professores temporários. “Para não frustrar novos alunos que iriam se inscrever, passar no concurso e não ter aula por falta de professor, achamos melhor diminuir o número de vagas”, explicou Badenes. 

Informações 

O deputado Comte Bittencourt, presidente da Comissão, solicitou que a Faetec encaminhe para o colegiado a listagem com as unidades, cursos e aulas que serão retiradas da grade escolar do próximo ano.

Matrícula Fácil 

A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) divulga, hoje, o resultado da alocação dos candidatos que se inscreveram na 1ª fase de pré-matrículas na rede pública de ensino. A consulta dos nomes dos alunos e das escolas estará disponível no site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br).

Mais inscrições 

Na 1ª fase, foram feitas cerca de 234 mil inscrições. O número é superior ao que foi registrado em 2017, quando 227 mil alunos se cadastraram.

Com Lucas Schuenck

Mais notícias de
Informe

Scroll To Top