Assine o fluminense

Divulgação

  Leandro Sirqueira, Uruan Cintra de Andrade e Coronel Salema (PSL)
 
 

Salema de olho nas rodovias estaduais 

Os problemas das rodovias RJ-104 e a RJ-106, que cortam os municípios de Niterói e São Gonçalo, foram pauta de uma reunião, realizada nesta semana, entre o deputado estadual Coronel Salema (PSL) e Uruan Cintra de Andrade, presidente do Departamento de Estadas e Rodagem (DER). No encontro, foram abordados temas como os pontos de iluminação queimados, recorrentes na extensão da via, e as passarelas em mau estado de conservação. Salema também solicitou um estudo de viabilidade de obra de retorno no cruzamento localizado na altura do bairro Jardim Catarina, em São Gonçalo.

 

Julgamento ainda sem data

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, disse não poder confirmar quando o julgamento sobre a criminalização da homofobia deve ser retomado, afirmando que ocorrerá “provavelmente” neste semestre.

 

 

Facilidade para negócios no Exterior

O Rio de Janeiro, por meio da Firjan, segue como o Estado que mais emite o ATA Carnet no país, um documento aduaneiro internacional. Em 2018, foram 141 documentos expedidos pela federação, quase a metade (47%) do total emitido pelo país no ano. Com ele, a exportação e importação temporárias de bens e produtos são realizadas sem o custo de impostos e burocracias, tanto para pessoa física quanto jurídica. Atualmente, o passaporte é aceito em 78 países e tem validade de um ano. Ainda pouco conhecido no Brasil, o ATA Carnet descomplica a circulação internacional de mercadorias e diminui os riscos de apreensão ou retenção dos bens em aduanas. 

 
 

Curtas

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro recebeu, nesta semana, representantes da Columbia Global Center Rio – braço da Universidade de Columbia no Brasil - para tratar
de intercâmbio entre as duas instituições nas áreas de pesquisa, inovações e ciência de dados. 

O Governo do Estado do Rioreiterou em Brasília o compromisso do Rio de Janeiro com a implementação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas,

que tem por objetivo o fortalecimento dos sistemas estaduais de gestão de recursos hídricos e uma efetiva cooperação entre União, estados e Distrito Federal.

“Criança Segura é Criança Identificada”. Esse é o lema da campanha de Carnaval deste ano do SOS Crianças Desaparecidas da Fundação para a Infância e Adolescência, que distribuirá pulseiras de identificação durante o carnaval. 


Criminalização da homofobia

A análise do tema foi suspensa anteontem no plenário do Supremo após tomar quatro sessões de julgamento. Até o momento, quatro ministros votaram a favor do enquadramento da homofobia como crime.  

Mais segurança nos tribunais

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Claudio de Mello Tavares, visitou  ontem o Centro Integrado de Monitoramento do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, utilizado para a segurança dos prédios. 

Prédio histórico restaurado

Prestes a completar 200 anos no dia 11 de agosto, a Câmara de Vereadores de Niterói vem recebendo uma série de melhorias em seu prédio histórico, na Avenida Amaral Peixoto. Construído em 1917, o prédio passa por pintura da fachada, restauração de suas estátuas, instalação de gerador de energia e retirada de todos os aparelhos de ar condicionado da parte externa, entre outras iniciativas. O prédio é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural desde 1983 e pertence à Alerj. O local é utilizado como Câmara Municipal desde a fusão do antigo Estado do Rio com a Guanabara, na década de 70.

 

 

Mais notícias de
Informe

Scroll To Top