Assine o fluminense

Douglas Macedo

Veterana A deputada Soraya Santos (PR), diplomada para mais um mandato na Câmara Federal pelo Estado do Rio de Janeiro

Reconduzido

Eduardo Gussem será reconduzido ao cargo de procurador-geral de Justiça para  o biênio 2019/20,  com  posse solene marcada para o dia 14 de janeiro, às 10,30 h, no auditório da instituição, na Rua Marechal Câmara, 370,  9º andar, no centro do Rio. O convite é assinado pelo procurador-geral em exercício, Alexandre Araripe Marinho. Na sua primeira gestão, o Ministério Público/RJ se destacou pela a ação investigativa apurando e denunciando os desvios de dinheiro público  no âmbito municipal e do estado.  Eduardo Gussem já foi presidente da Associação do Ministério Público do estado do Rio de Janeiro (Amperj).

Opção pela energia solar

Segundo o estudo, não prosseguir com a obra e optar pela substituição da demanda por energia solar representaria, ao longo de 35 anos, uma economia de R$ 12,5 bilhões. Sergio Leitão, diretor executivo do Escolhas,  “Angra 3 é uma sangria aos cofres públicos que precisa ser estancada”.

 

Prioridade  para Angra 3

A conclusão da Usina Termelétrica (UTE) Angra 3 foi anunciada como prioridade pelo futuro ministro de Minas e Energia, almirante Bento Leite de Albuquerque Junior. Pesquisa elaborada pelo Instituto Escolhas, especializado em desenvolvimento sustentável, entretanto, sugestão contrária.

Curtas

A Firjan Senai e a Ecoponte vão investir na capacitação profissional e no desenvolvimento das comunidades do entorno da Ponte Rio-Niterói, através do Projeto Capacitar. A partir de 2 de janeiro, estarão abertas as inscrições para 304 vagas gratuitas em cursos nas áreas de gestão, construção civil, automotiva, logística e metalurgia. Terão prioridade moradores da Ilha da Conceição, Barreto, Engenhoca, Fonseca, Cubango, São Lourenço e Ponta da Areia, em Niterói; Caju, Mangui

nhos, Maré, Benfica, São Cristóvão, Santo Cristo e Gamboa, no Rio de Janeiro. 
O TRT/RJ definiu sua nova administração para o biê- nio 2019/2021. Para a presidência foi escolhido pela Corte o desembargador José da Fonseca Martins Junior, segundo mais antigo do Tribunal.

Desembargador desde 1999, José Martins Junior  formou-se em Direito pela Uerj em 1979. O magistrado   exerce   a   presidência  da   9ª Turma. A posse acontece em janeiro.


Douglas Macedo

Estreante Flordelis (PSD), diplomada para o mandato de estreia na Câmara Federal

Raízes niteroienses

O advogado e ex-deputado federal pelo Distrito Federal e constituinte Luiz Carlos Sigmaringa Seixas, que morreu no dia de Natal em São Paulo, aos 74 anos, tinha fortes raízes em Niterói. Nasceu na cidade e foi aluno da Universidade Federal Fluminense (UFF), mudando-se para a Capital Federal na década de 1970.  Ao velório, em Brasília, compareceram vários ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), entre eles o presidente da Corte, Dias Toffoli, e o Marco Aurélio Mello. 

 

Contas altas

Já estão anunciados vários aumentos em contas de consumo e serviços para o novo ano. O IPTU de 2019 terá aumento de 4,53%; em fevereiro, a passagem das barcas na linha Praça Arariboia-Praça XV terá acréscimo de 3,33%, e na linha Charitas de 3,85%; e as contas de água referentes ao consumo de dezembro, com vencimento para janeiro, subirão 9,41%. A inflação anual foi calculada em 3,95%.

Economia em SG

O vereador Lecinho Breda (MDB) apresentou projeto de lei reduzindo o número de parlamentares em São Gonçalo para 21, em virtude da crise econômica enfrentada pelo País. Segundo o vereador, a redução representaria uma economia de aproximadamente R$ 5 milhões, que poderiam ser redirecionados para atender necessidades mais prementes da população. O número de parlamentares gonçalenses subiu de 21 para 27 em 2012.

Festa até 2020

O jornalista Erthal Rocha, autor do livro “Jornalismo, política e outras paragens”, em solenidade em Nova Friburgo, disse que as comemorações pelos 200 anos de fundação da cidade deveriam se estender até janeiro de 2020. E explicou: 15 de maio de 1818 é a data da assinatura de resolução do príncipe regente (depois Dom João VI) criando comissão para a vinda de 200 famílias de agricultores suíços para a região. 

Data de criação

A vila de Nova Friburgo, desmembrada de Cantagalo, foi criada por decreto de 3 de janeiro de 1820.

Mais notícias de
Informe

Scroll To Top