Assine o fluminense

Claudia Cataldi

Federal O deputado Chico D’Angelo (PDT), reeleito para mais um mandato na Câmara Federal, recebendo seu diploma
 
 

Brasil-China

Seis estudantes e um professor do Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa – Intercultural Brasil-China, localizado em Charitas, Niterói, estão se qualificando na China. Os alunos conquistaram bolsas de estudos após passarem nas provas de proficiência, enquanto o professor foi convidado a participar de um curso na universidade, que pode se estender por até dois anos. Para o secretário estadual de Educação, Wagner Victer, estudar em outro país e entrar em contato com pessoas de culturas e idiomas diferentes, e uma experiência enriquecedora tanto para os alunos quanto para o professor.

 

Parceria para a interculturalidade

As oportunidades surgiram graças à parceria entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Educação, e a Universidade Normal de Hebei. O Colégio Matemático Joaquim Gomes de Sousa é uma das cinco unidades estaduais que oferece ensino médio intercultural.

 

Diagnóstico  sem mercúrio

A partir de 1º de janeiro de 2019 estará proibida a fabricação, importação e comercialização dos termômetros e esfigmomanômetros (aparelhos para verificar a pressão arterial) que utilizam coluna de mercúrio para diagnóstico em saúde. A medida também inclui a proibição de uso destes equipamentos em serviços de saúde, que deverão realizar o descarte dos resíduos sólidos contendo mercúrio, conforme resolução da Anvisa RDC nº 145/2017. 

Ampliação de oportunidades

“Isso só tem a contribuir para a melhoria da educação pública e, com certeza, vai ampliar as oportunidades desses jovens no mercado profissional, quando retornarem ao Brasil”, disse Wagner Victer. Tanto os estudantes quanto o professor são moradores do município de São Gonçalo. 

 
 

Curtas

Em tempo de férias escolares, boa opção de lazer é visitar os espaços públicos da cidade. De terça a domingo, das 10h às 18h, o Solar do Jambeiro, em São Domingos, abre suas portas para uma visitação histórica e guiada ao seu complexo. Grátis. 

Vale a pena estar atento às irregularidades. Denúncia de crime ambiental feita ao Linha Verde através do aplicativo Disque Denúncia RJ levou policiais militares da Unidade de Policiamento Ambiental 

(UPAm) do Parque Estadual dos Três Picos a Petrópolis, onde foi encontrada construção irregular na área de preservação permanente do bairro do Brejal.
 
Prossegue no Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio, a mostra 100 anos Dela/Fotografias, com obras dos artistas que integram o Inventivo Coletivo. A exposição apresenta fotografias, vídeo e colagens. O endereço é Avenida Rio Branco, 241, Centro do Rio de Janeiro.


Claudia Cataldi

Estadual Paulo Ramos (PDT) reconduzido para mais um mandato na Alerj

Transparência

Para modernizar a gestão e dar maior transparência às ações da Agetransp, o Conselho Diretor da agência reguladora decidiu aderir ao SEI-RJ (Sistema Eletrônico de Informações). O sistema de gerenciamento de processos administrativos e documentos eletrônicos substitui o papel como suporte para documentos institucionais. 

 

 

Compartilhamento

Com este sistema eletrônico, informações, conhecimento e decisões são compartilhados em tempo real, proporcionando melhoria no desempenho dos processos da administração pública, com ganhos em agilidade, produtividade, transparência e redução de custos.

Mar de plástico

As tradições de fim de ano deixam suas marcas no mar. Segundo um levantamento do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, todos os anos, cerca de 190 mil toneladas de materiais plásticos são lançados ao mar, na costa brasileira. 

No Rio também

Após o último Réveillon, mais de 285 toneladas de lixo foram recolhidas apenas da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, segundo a Comlurb. 

Nove jubartes

O peso é equivalente a nove baleias jubarte adultas, espécie que costuma visitar o litoral fluminense.  

Colaboraram Lucas Schuenck e Pamella Souza

Mais notícias de
Informe

Scroll To Top