Assine o fluminense

Neves e Witzel assinam expansão do Programa Niterói Presente

Ampliação da Maternidade Alzira Reis e a construção do Mercado Municipal também foram acordados

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, reconheceu o empenho do governador Wilson Witzel para ajudar o município

Alex Ramos

O governador Wilson Witzel e o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, assinaram, na tarde desta quarta-feira (14), três termos de cooperação entre estado e município, em cerimônia no Solar do Jambeiro, no Ingá, em Niterói. Entre os acordos, está o que permite a expansão do Programa Niterói Presente para os bairros de São Francisco, Charitas e Jurujuba. O evento contou com a presença do vice-governador Claudio Castro, de deputados estaduais e federais, vereadores e alianças políticas dos chefes de Executivo.

Em discurso, Witzel afirmou que, ao assumir o Executivo estadual, no início do ano, encontrou índices alarmantes nas finanças e na segurança pública. Com seu trabalho, entretanto, foi possível conseguir avanços para o estado, como o restabelecimento do turismo na região.

“Desde o início do meu governo, nós reduzimos todos os índices de criminalidade. Se hoje nós estamos aumentando o turismo no Estado do Rio, tendo os hotéis com 65% da ocupação, é porque a segurança pública tem agido com rigor. Assumimos o Estado do Rio de Janeiro com índices alarmantes na questão financeira e na segurança”, afirmou Witzel.

O governador também lamentou as recentes mortes violentas acontecidas nas últimas semanas, mas argumentou que, com intensificação do trabalho policial no estado, 700 vidas foram salvas.

“Se não tivéssemos trabalhado da forma que trabalhamos, hoje não estaríamos apenas lamentando a morte desses cinco jovens no início da semana. Nós estaríamos lamentando a morte de mais de 700 pessoas que teriam morrido na mão desses marginais, desses narcoterroristas, porque foi isso que a Polícia Militar evitou, foi isso que a Polícia Civil evitou. [...] Não vou retroceder. Não vou permitir que tenhamos novamente, no Estado do Rio, bondes de traficantes para assaltar bares e restaurantes. Ou será que já esqueceram disso? A imprensa nessa semana noticia a morte de cinco jovens, que eu também lamento. Mas, na semana passada, eu enterrei três policiais e ninguém compareceu para carregar o caixão dos mortos, para olhar nos olhos da viúva. [...] O crime organizado vai sucumbir”, declarou o governador.

Para Neves, a assinatura dos contratos indicou que o governador, quando precisa, deixa as diferenças ideológicas de lado e faz o melhor para o município niteroiense.  

Durante o encontro para firmar o acordo para ampliação do Niterói Presente, o governador Wilson Witzel destacou os esforços para melhorar os índices da segurança

Alex Ramos

“O governador deixou para trás as diferenças partidárias para assinar estes termos, pelo bem de Niterói [...] A prefeitura já ajuda o estado no combate à criminalidade, sendo responsável por dois terços do policiamento que está nas ruas de Niterói, incluindo o Proeis e o Niterói Presente. Com a ampliação do programa para outros bairros, deixamos a polícia livre para atuar em outras regiões. A cessão da maternidade é essencial para a reforma da unidade. Vou dar início imediato às obras. Será uma maternidade que não deixará nada a dever para qualquer maternidade privada. E, ao recebermos o galpão vizinho ao Mercado Municipal, poderemos potencializar o local, gerando emprego e renda para a cidade num momento tão difícil do país. O governador pensou no bem comum. Demos um grande passo”, disse Neves, na oportunidade.

A previsão é que o Programa Segurança Presente passe a operar nesses novos bairros até o início de setembro. Serão cerca de 30 agentes trabalhando por turno, funcionando no mesmo esquema operacional do restante dos bairros atendidos, como Centro, Icaraí, Santa Rosa e Fonseca. 

As obras do Mercado Municipal estão em andamento. As intervenções no galpão começam nos próximos meses. Na área onde está hoje localizado o galpão, serão construídos a fazenda urbana, o Bier Garden e o estacionamento.

Gabinete – Para ampliar ainda mais a parceria com a cidade, o governador WIlson Witzel afirmou, no evento, que pretende transferir provisoriamente seu gabinete para poder despachar em Niterói, antiga capital do estado antes da fusão com a Guanabara.

Programa Segurança Presente – O Niterói Presente, atualmente, conta com um efetivo fixo de 400 homens entre policiais, alguns já reformados, e agentes civis contratados pela Prefeitura, até agora, única responsável financeira no custeio do programa, cujos investimentos chegam à casa dos R$ 25 milhões. Hoje, são atendidos os bairros do Centro, Icaraí, Santa Rosa e Fonseca, sendo que, com a participação do Estado, o policiamento será estendido para os bairros de São Francisco, Charitas e Jurujuba, na Zona Sul da cidade. Com esse programa específico, o efetivo do 12º BPM é liberado para atuar em outras regiões da cidade. Desde dezembro de 2017, quando da implantação do Programa Niterói Presente, já foram efetuadas mais de 700 prisões nas mais variadas ocorrências.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top