Assine o fluminense

Vereadora tem mandato cassado em São Gonçalo

Recurso do MPRJ por abuso de poder foi aprovado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio

Menos de um ano após ser reeleita em São Gonçalo com 4.227 votos, a vereadora Iza Deolinda (PMDB) teve seu mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ). No último dia sete de agosto, a Justiça Eleitoral aprovou, por unanimidade, recurso do Ministério Público do Rio (MPRJ) reconhecendo abuso de poder político da parlamentar nas eleições municipais de 2016. Apesar da decisão judicial, ainda cabe recurso. 

Nesta segunda-feira, a vereadora já deu entrada em embargos declaratórios, no TRE-RJ, questionando a decisão. No entanto, ela também ainda pode recorrer pelo seu mandato ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Procurada, Iza Deolinda preferiu não se pronunciar, mas adiantou que a notificação oficial ainda não chegou em seu gabinete, na Câmara Municipal de São Gonçalo. 

Segundo a denúncia do MPRJ, a então candidata se apropriava de bens do poder público municipal para utilizá-los em seu Centro Social, no bairro Jardim Catarina. Dessa forma, a única representante feminina do legislativo gonçalense perdeu seu mandato e teve decretada sua inelegibilidade pelo período de 8 anos a partir das eleições do ano passado. 

A investigação havia sido motivada por conta de uma denúncia anônima, em uma rede social, em que, com fotos, um internauta relatava a irregularidade. 

Se a saída da vereadora da composição da Câmara se concretizar, o também peemedebista Fabio Farah, primeiro suplente da coligação atualmente fora da Casa Legislativa, será o mais novo vereador gonçalense. 

Campanha eleitoral – O centro social da vereadora foi fechado em julho de 2016 por fiscais da 87ª Zona Eleitoral de São Gonçalo. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), foram encontrados ofícios assinados pela vereadora, um indício de que ali também funcionava o gabinete dela. Os fiscais apreenderam um computador, guias de autorização para serviços médicos e cadastros com título de eleitor. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Scroll To Top