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Além do sabor

Presente no chocolate, o cacau pode também fazer parte de outras receitas diárias, por ser um aliado da beleza, do coração e da digestão

A musa fitness Michelly Boechat não abre mão do cacau em suas receitas funcionais diárias

Foto: Lucas Benevides

Matéria-prima principal do chocolate, o cacau também é bem-vindo na dieta de quem prioriza uma alimentação saudável e, ainda assim, saborosa. Aliado da beleza, do coração e da digestão, o fruto pode e deve fazer parte dos cardápios mais exigentes, segundo especialistas. A boa notícia é que quase ninguém vai precisar abrir mão do chocolate na Páscoa deste ano. Sabendo escolher, é possível apreciar essa iguaria com muito sabor, saúde e sem comprometer a boa forma.

O cacau é uma fruta rica em polifenóis e flavonoides, que ajudam principalmente na saúde cardiovascular, diminuindo a pressão sanguínea e modulando o perfil lipídico. Isso ocorre porque o cacau aumenta os níveis de HDL, o colesterol bom, impedindo que haja obstrução das artérias, explica a nutricionista Marina Seidl.

“Além disso, modula a saúde intestinal, pois as gorduras boas do cacau aumentam a biodisponibilidade de compostos fenólicos da fruta, principalmente no processo de digestão. Mas estamos falando dos chocolates que possuem um percentual elevado de cacau e do cacau em pó, que pode ser utilizado em preparações como sucos e smoothies”, ressalta a nutricionista.

O ideal nessa Páscoa é manter o equilíbrio, não cometer excessos e buscar a melhor alternativa nutritiva entre os chocolates, ensina Seidl. Segundo ela, na dúvida, basta lembrar que, quanto mais amargos forem os chocolates, mais antioxidantes eles possuem.

“Evite aqueles chocolates ao leite e chocolates brancos, pois são carentes de muitos componentes bioativos do cacau e, além de tudo, o teor de açúcar e gorduras saturadas é elevado. Hoje, existem no mercado chocolates compostos por até 100 % cacau, que são excelentes sugestões. Também é importante ressaltar que 40 gramas já são o suficiente para se beneficiar dos nutrientes descritos”, lembra a nutricionista.

Ter uma alimentação saudável não é sinônimo de consumir alimentos sem graça e sem sabor. Na verdade, é possível criar receitas incríveis e descomplicadas, com pequenas substituições, que tornam pratos tradicionais algo muito mais saboroso. Um bom exemplo disso é o uso de cacau nas receitas, explica a influenciadora digital Carolina Diniz, de 23 anos. Segundo ela, ninguém precisa viver sem chocolate para ser saudável. 

“O estilo de vida saudável me ajuda a ter dias melhores e mais ativos, consigo ter um sono de qualidade, aumentar meu foco e atenção no trabalho e nas demais atividades, e, além disso, estar quase sempre bem-humorada. Amo consumir o cacau na minha rotina alimentar. Como adoro cozinhar, desenvolvo muitas receitas com ele. Gosto de usar o cacau em bolos, panquecas, waffles, muffins, doces saudáveis e até em bebidas. Além de todos os seus benefícios para a saúde, ele promove uma sensação de bem-estar e previne o envelhecimento precoce”, explica.

Para Carolina Diniz, o cacau entra como um substituidor na dieta, tornando os pratos mais saudáveis

Foto: Lucas Benevides

O cacau possui substâncias antioxidantes, isto é, que varrem os radicais livres. Hoje, sabe-se que doenças crônicas, não transmissíveis, podem ser prevenidas através do consumo destas substâncias, destaca a nutricionista membro do Conselho Regional de Nutrição Edna Garambone.

“De acordo com alguns estudos, a gordura do cacau, o ácido esteárico, pode reduzir a pressão arterial, o colesterol e os triglicérides. O cacau também é rico em arginina, aminoácido que ajuda no relaxamento dos vasos sanguíneos e, por isso, pode ajudar a reduzir a pressão arterial. Mas atenção: a arginina em excesso pode precipitar o aparecimento do vírus do herpes. Por isso, quem já tem herpes, se comer muito chocolate, pode ter uma crise”, alerta Edna.

Conhecida pela boa forma, a personal trainer Michelly Boechat, de 33 anos, garante que acrescentar o cacau nas receitas do dia a dia é uma ótima oportunidade para conhecer novos sabores sem comprometer a boa forma.

“Sou modelo fitness e musa de carnaval, por isso tenho que estar em forma o ano inteiro. Ainda assim, uso o cacau frequentemente nas minhas receitinhas, porque ele é pouco calórico. Faço bolinho fit, bolo de banana e ainda misturo no shake. Ele cai bem com tudo, principalmente porque é livre de açúcar e sempre dá um gosto especial aos alimentos. Deixa tudo delicioso”, conclui Michelly. 

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