NITERÓI/RJ
Min:   Max:

Beleza que põe a mesa

Uma das dicas na hora de elaborar uma mesa é trabalhar com uma paleta de cores mais fechada, com tons que se complementem

Foto: Divulgação

Para receber bem e ser um grande anfitrião, nada como uma bela mesa posta. Uma decoração bonita e a harmonização entre talheres, louça e guardanapos são capazes de tornar qualquer prato ainda mais delicioso. 

Para garantir que sua mesa posta seja cheia de charme e encante os presentes, a primeira coisa a se fazer é conhecer os convidados e saber do que eles gostam, desde preferências alimentares, para definir o cardápio, até as músicas de que gostam, para compor a ambientação. Quem dá a dica é Sheila Morello, jornalista por formação apaixonada por decoração, que, desde o ano passado, é dona do canal no instagram “Esposa Estagiária”, onde fala de receitas, arrumação de mesa, dicas de faxina, entre outras coisas. 

Depois disso, é pensar em como vai ser o momento. Se é mais formal, informal, temático, qual refeição do dia será servida. 

“No café da manhã, você está começando o dia. Então, vejo como algo que tem que transmitir alegria, luminosidade. Não faria uma mesa com muitos tons escuros e, sim, com claros ou coloridos, pra transmitir essa alegria do início de um novo dia. O que eu acho bacana é você não levar embalagens pra mesa, principalmente no café da manhã. O legal é você separar pequenas porções, o que essencialmente vai ser consumido, e colocar em pequenos recipientes”, aponta Sheila, que ressalta que um kit básico para quem deseja investir na arte da mesa posta conta com louça branca, talheres inox, taças e copos transparentes. A partir daí, pode-se pensar nas toalhas de mesa, jogos americanos, guardanapos de tecido, sousplats (peça que vai sob o prato para não queimar a mesa), entre outros. Na hora de combinar esses itens, pensar sempre na harmonização. 

“Costumo trabalhar sempre uma paleta de cores. Por exemplo, se eu uso um jogo americano, um trilho estampado, opto por uma louça com um tom mais neutro. Um prato branco, bege, ou alguma cor que tenha no jogo americano. Já se usar um prato estampado, a minha paleta vai ser ele, e vou tentar usar a roupa de mesa mais clean”, indica ela.

Hoje em dia é tendência as mesas rústicas, de jantar ou almoço, que misturam elementos naturais (como palha e madeira) com cerâmica, ou até mesmo alguma coisa de metal. O cobre, por exemplo, está muito em alta. Essas misturas criam composições únicas e bem diferenciadas. Além disso, também está na moda o uso de jogos americanos ou trilhos no lugar da toalha de mesa.  Isso porque as mesas estão cada vez mais trabalhadas e bonitas, despertando no decorador uma vontade maior de mostrá-la, o que fica impossibilitado com o uso das toalhas. 

Márcia Rocco, do site Mesa Decorada Márcia Rocco, ressalta a importância da organização na hora de montar uma mesa. 

“Ajuda se você escrever direitinho o que vai fazer, cada etapa das coisas que vai montar. Os pratos que vai usar, os tecidos, os porta-guardanapos. Se vai fazer serviço à inglesa, à francesa. Escrevendo um briefing de todo o evento passo a passo, já te ajuda muito, um roteirinho mesmo”, recomenda. 

Além disso, ela também destaca a importância de deixar mimos para seus convidados, fazendo tudo para que eles se sintam mais à vontade. 

“Pode deixar uns recadinhos na mesa, fazer um enfeitinho diferente, usar uma peça bonita. Tem que abusar da criatividade. Mesmo você fazendo uma recepção simples, dá pra fazer um monte de coisas bonitas, usando suas próprias peças ou comprando algumas e mesclando com as que você já tem. Você pode fazer um porta-guardanapos de flor e usar essa flor depois num vaso. Basta gostar da coisa e pesquisar que vêm um monte de ideias bacanas. Quanto mais coisinhas delicadas você fizer, as pessoas percebem e vão se sentir muito bem recepcionadas na sua casa, que é o mais importante”, finaliza Márcia. 


Scroll To Top