Assine o fluminense

Bem natural

Alimentos como frutas, café e mel são importantes aliados na hora de cuidar da estética

A empresária Luany Cristina conta que cuidar do cabelo crespo é mais fácil do que se imagina

Foto: Divulgação

Cada pessoa tem seus segredos especiais para se manter mais bonita e esses rituais de beleza são antigos. Nos tempos de Cleópatra, usava-se o que a natureza fornecia para manter um visual sedutor e invejável. Os banhos de leite para amaciar a pele, a máscara de mel como calmante natural eram alguns dos segredos da rainha para estar entre as mulheres mais belas do Egito.

Hoje, os rituais de beleza ainda são comuns no cotidiano de quem quer se sentir belo em frente ao espelho. Como faz a estudante de Direito, Mariana  Souza da Conceição, de 21 anos, que, semanalmente, adota diferentes práticas para cuidar de seu corpo utilizando produtos caseiros.
“Não podemos descuidar, estar bem com a nossa aparência faz bem à autoestima. Para fazer a máscara esfoliante, misturo azeite e o pó do café ou a sua borra. Deixo agir por 10 minutos. Para esfoliar as mãos, uso açúcar e mel. Nos cabelos, faço a umectação com azeite. Passo nos fios ainda sujos. Deixo agir por duas horas e lavo. O cabelo ganha brilho e maciez”, indica. 

Para a nutricionista estética Samara Lopes, o uso de alimentos ricos em antioxidantes diminuem e/ ou bloqueiam as reações produzidas pelos radicais livres. As vitaminas e minerais são importantes. Por exemplo, a vitamina C sintetiza o colágeno e pode ser encontrada nas frutas: kiwi, laranja, morango, acerola. A vitamina E também participa da formação do colágeno, previne rugas, além de ajudar na hidratação. É encontrada nos cereais integrais, gema do ovo e oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas). 

Já o selênio é um potente antioxidante que atua contra os radicais livres, podendo ser consumido através da ingestão de uma castanha-do-pará por dia. Tem também o zinco, que ajuda na cicatrização e manutenção da pele. Pode ser encontrado na abóbora e semente de girassol. E claro, não se deve esquecer da água. Lembrando que o açúcar é um vilão quando o assunto é envelhecimento precoce.

“Deve-se ter uma perfeita harmonia entre os procedimentos estéticos e a alimentação”, diz Samara Lopes.

O cabeleireiro Juann Azevedo, 29 anos, não dispensa as dicas para manter a beleza e usa os alimentos externamente.

“Temos vários produtos industrializados que cuidam da nossa aparência, mas uso técnicas econômicas e práticas misturado apenas produtos da minha cozinha. Recomendo fazer uma massagem com abacate, boa para os cabelos cacheados”, diz o cabeleireiro.

A estudante de Ciência Ambiental Pâmela Gadelha Bastos, 27, não dispensa o uso dos alimentos com fins estéticos.

“Uso óleo de coco no cabelo e passo no corpo também como hidratante, faço também algumas hidratações. Uso o vinagre de maçã para selar as cutículas – é um bom hidratante, basta uma colher de sopa em um litro de água e deixar alguns minutos, o cheiro sai quando seca o cabelo. No lugar do xampu, uso o bicarbonato de sódio na raiz do cabelo”, ressalta.

Estar bela e bem-cuidada é acessível a todos, de  acordo com a empresária e dona do portal morenalumake-up, Luany Cristina, que dá dicas de como cuidar das madeixas em seu blog. “Quando decidi criar o canal foi no intuito de ajudar outras meninas a cuidar do cabelo, sem gastar muito. Como muitas pessoas não sabiam como cuidar do cabelo crespo fui mostrando que era fácil e prático. Fazendo da maneira correta o cabelo fica bonito e forte sem precisar de química, apenas usando produtos naturais”, diz a blogueira. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Mariavanilda
Gostei. Boas dicas e gostei da escrita.
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

Veja também

Scroll To Top