Assine o fluminense

Cabelo carvão

Novo tom das fashionistas, o charcoal hair traz estilo e personalidade ao look

A tonalidade, que foi apontada como uma das maiores tendências do inverno, deixa os cabelos escuros com um toque acinzentado, lembrando a cor do mineral, por isso o nome

Foto: Divulgação
 

O ano de 2017 começou com o cabelo unicórnio sendo a moda da vez. O “unicor hair” é uma mistura de tons, geralmente roxo, rosa e azul em tons pastel, que remetem às cores do ser místico. Mas dizem que mudar é sempre bom, e não faltam opções para a transformação, já que todo ano surgem novas técnicas de coloração. Atualmente, o que tem feito a cabeça das fashionistas é a técnica charcoal hair. O nome, em tradução livre, significa cabelo de carvão e já é um sucesso entre as blogueiras internacionais e basta uma busca na internet para perceber que vem conquistando o coração das brasileiras.

Saindo do óbvio das mechas loiras e vermelhas, o tom acinzentado do charcoal hair não é nada comum, fator que pode aguçar a curiosidade de muitas, pois qualquer pessoa ganha mais um toque de estilo ao adotar a coloração. 

A tonalidade, que foi apontada como uma das maiores tendências do inverno, deixa os cabelos escuros com um toque acinzentado, lembrando a cor do mineral, por isso o nome. Às vezes puxado para o azul ou para o marrom, tem casos que causam um efeito de verniz marmorizado. O efeito é uma mistura de raiz escura com tons de cinza no comprimento e pontas do cabelo, proporcionando um efeito luminoso com profundidade.

“O processo não é nenhum bicho de sete cabeças. Consiste em um técnica de descoloração de alguns fios, variando de acordo com o combinado entre profissional e cliente, e após esse procedimento, tonalizamos com um cor fantasia cinza, para isso é necessário descolorir o cabelo para que o efeito apareça”, detalha o hairstylist do Top Hair Ipanema, Robson Albuquerque. 

O primeiro grande passo para o procedimento é fazer uma descoloração profunda, para que o resultado seja satisfatório. Após, é a hora de tonalizar, e o tom fica por conta do desejo da pessoa.

Já técnica “queridinha” do charcoal hair é o ombré, que prioriza as mechas na parte inferior do cabelo. Para isso, é necessário descolorir as partes do cabelo escolhidas e após o pigmento cinza é aplicado diretamente no local.

Às vezes puxado para o azul ou para o marrom, tem casos que causam um efeito de verniz marmorizado

Foto: Divulgação

O tom acinzentado é considerado mais fácil de combinar e harmoniza com produções mais sóbrias da estação mais fria do ano. Com um fundo frio, mas ao mesmo tempo elegante, a técnica é uma ótima pedida para quem quer renovar o look.

Feito sob medida para as mulheres de cabelo preto e castanho, a coloração dá uma iluminada no rosto, fazendo quase o mesmo efeito de mechas loiras. Ou seja, deixa a pessoa com um ar mais saudável, mas sem interferir na “morenice”. 

“É preferencial que tenham cabelos de castanhos a pretos, pois só assim o efeito carvão fica exatamente como o desejado. A morena que não quer perder sua ‘identidade’ tem duas opções: iluminar as madeixas sem ficar necessariamente loira ou disfarçar aqueles fios brancos indesejados, pois as mechas cinza são uma alternativa para fugir dos reflexos loiros”, garante Robson.  

Por ser cor fantasia, a durabilidade não é tanta. Em média, é mantido o efeito por 20 a 30 dias, após esse período, é recomendado o retorno ao salão para nova tonalização.

“É um cabelo com descoloração, por isso, ele precisa de cuidados especiais. Tais como estar no salão para a manutenção da cor para que não se desbote com as lavagens. É preciso também reconstruir os fios desenvolvendo e fortalecendo, afinal, ele precisou ser descolorido numa tonalidade bem clara; fazer um tratamento de reconstrução capilar, para que fortaleça os fios, que a cor dure por mais tempo”, afirma hair stylist Henry Mattos do Werner Moreira César.

O profissional enfatiza que os cuidados precisam ser mantidos diariamente, para evitar a oxidação da cor e, consequentemente, o desbotamento.

“Em casa pode continuar usando os produtos para a manutenção e para dar continuidade ao tratamento. Sempre que usar ferramentas de calor, usar leave in com proteção térmica. Evitar o excesso de sol, pois ele pode desbotar a cor do cabelo; evitar, também, o uso de água quente. São cuidados que colaboraram para que o cabelo fique com a cor sempre bonita”, finaliza Henry.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Scroll To Top