Assine o fluminense

Cabelo da vez

O penteado meio rabo é versátil e serve para diferentes ocasiões

O semipreso pode ser feito em todos os tipos de cabelo, que não precisam ser lisos escorridos para o resultado ficar bem-feito

Foto: Lucas Benevides

Oriundo dos anos 1990, o half ponytail, ou simplesmente penteado de meio rabo de cavalo, segue como tendência nas escolhas das mulheres. Atualmente chamado de “Shih Tzu”, por parecer com o jeito que ficam os pelos dos cachorros dessa raça, ele está sendo usado por diversas famosas, como Khloé Kardashian, Jennifer Lopez e Sarah Jessica Parker. O penteado, inclusive, tem sido visto nos red carpets, shows e eventos de moda.

Ideal para os dias em que o cabelo parecer não ter um caimento ideal, com poucas técnicas, o penteado pode se encaixar em muitas ocasiões. O semipreso pode ser feito em todos os tipos de cabelo, que não precisam ser lisos escorridos para o resultado ficar bem-feito.

Para o hairstylist do Espaço Top Hair Ipanema, Robson Albuquerque, a tendência capilar remete à ideia de descontração e jovialidade. 

“O penteado meio rabo tem como característica um ‘meio preso, meio solto’, deixando, inclusive, a mulher mais à vontade. Isso sem perder sua elegância, podendo ser usado em qualquer instante, com muita versatilidade, inclusive em eventos mais formais. Quem é mais clássico, pode ter como acabamento o cabelo em linhas bem retilíneas, porém, para quem gosta de um pouco mais de ousadia, é possível dar acabamento com tranças, tornando o penteado um pouco mais elaborado”, explica Robson. 

A maquiadora e hairstylist Amanda Pimentel, que tem feito bastante o penteado em suas clientes, também segue o pensamento de que o meio rabo é atemporal e se encaixa em diversos momentos do dia. 

“Acredito que o semipreso serve para todas as ocasiões, como aniversários, casamentos e formaturas, desde que a pessoa deseje que seu cabelo não esteja completamente preso em coque, já que o meio rabo tem como característica ser um penteado semipreso, onde se sustenta apenas uma parte do cabelo deixando, assim, o penteado mais despojado”, afirma. 

Para que fique com uma aparência mais formal, basta esconder o elástico ou grampo com uma mecha do cabelo, usando um laço ou uma presilha. Dá, ainda, para fazer um volume na parte alta e escolher se prende ou deixa a franja para frente. Para um acabamento mais festivo, um pouco de babyliss nas mechas soltas fica de bom tamanho.

Passo a passo para a produção do penteado

Fotos: Lucas Benevides

“Primeiramente, para ter um penteado meio rabo perfeito, é preciso uma boa preparação do cabelo, como, por exemplo, usar um pouco de musse para escovar, pois irá criar uma textura melhor. Logo depois, enrolar com bobs. Isso fará com que o cabelo fique mais bem-acabado”, garante o hairstylist Robson. 

Após esse preparo inicial, os passos para o penteado são simples e práticos.

“Alguns produtos ajudam e facilitam, como um pente fino ou de desfiar, pó para volume, spray finalizador e grampos ou elástico de cabelo. Seguindo o passo a passo para um meio preso simples, separe o topo do cabelo e divida em três mechas, desfie as mechas com ajuda do pó de volume para criar um topete. Limpe as mechas e prenda na parte de trás da cabeça e utilize as mechas laterais para esconder os grampos”, esclarece Amanda. 

Caso queira garantir que os fios fiquem no lugar por mais tempo, recomenda-se que utilize um pouco de spray para finalizar o penteado. Uma outra dica é para quem estiver com cabelos novos. Para evitar os “fios elétricos”, com o efeito frizz na parte frontal da cabeça, aplique um spray para texturizar os fios. n

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top