Assine o fluminense

Conheça a Caminhoga

Prática soma a atividade aeróbica da caminhada com as práticas da yoga

O professor de yoga Henrique Moraes e a influenciadora digital Maira Gomes fazem encontros periódicos em Niterói

Foto: Divulgação

Quando o assunto é atividade física, a cada estação uma novidade surge para tentar nos motivar a ter uma vida mais saudável. Algumas são realmente interessantes. Em Niterói, adeptos da yoga juntaram a milenar prática com a simplicidade da caminhada, o resultado foi uma junção divertida e cheia de benefícios à saúde. A “caminhoga”, como foi chamada a atividade, acontece eventualmente na cidade desde setembro do ano passado, e é aberta para qualquer pessoa que deseja se beneficiar dessa proveitosa união. 

Segundo a influenciadora digital Maira Gomes, a caminhoga surgiu através da vontade de trazer as pessoas que a seguem nas redes sociais para participarem de um dia típico com suas atividades.

“Como sempre, fiz muita corrida, caminhada e também yoga. Resolvi juntar essas duas atividades, que, a meu ver, são complementares e me fazem mais saudável. Quis levar isso para meus seguidores, que se motivam com meu estilo de vida. Convidei o professor de yoga integrado Henrique (Moraes) para se juntar comigo nesse projeto”, explica Maira.  Criada para responder a demanda das redes sociais, a atividade é gratuita e aberta a qualquer pessoa. No momento, o grupo está com uma enquete aberta em sua página do Facebook (@caminhoga) aceitando sugestões para a realização da terceira edição.

“No primeiro encontro, subimos o Parque da Cidade, em São Francisco, e fizemos a aula na pista de voo livre. Uma segunda edição aconteceu no dia 9 de dezembro, três meses depois. Nossa ideia é tornar esse evento mensal, mas, para isso, precisamos de apoio público ou privado. Enquanto isso, a caminhoga vai continuar acontecendo eventualmente. Sempre solicitamos que os ‘caminhoguis’ levem o seu tapete ou canga, garrafinha de água, roupa de ginástica, chapéu ou viseira e protetor solar”, explica Henrique Moraes.

Encontros da caminhoga acontecem em diferentes lugares da cidade

Foto: Divulgação

Que fique claro que a caminhoga não é uma modalidade de yoga, mas simplesmente a união de duas atividades: caminhada e yoga. Por isso, segundo Henrique, a prática acaba proporcionando mais benefícios que cada uma feita isoladamente, por somar uma atividade aeróbica, no caso a caminhada, com a prática do yoga. Segundo ele, essa também é uma oportunidade de popularizar e oferecer essas atividades gratuitamente para todas as pessoas.

“Caminhar ajuda na prevenção da obesidade e de complicações cardiovasculares, como infartos e hipertensão. Já a yoga proporciona equilíbrio emocional, combate a fadiga física e mental, o estresse, a ansiedade e a insônia. Além das práticas respiratórias, chamadas pranayamas, que trazem um maior autocontrole. Também queremos desmistificar a ideia de que o yoga e a meditação são atividades sinônimas. Não são. Ouço muito pessoas ansiosas e agitadas afirmando que não fazem yoga porque não conseguiriam ficar muito tempo paradas de pernas cruzadas e sem pensar em nada. Uma visão totalmente distorcida de uma prática que trabalha posições psicofísicas de equilíbrio, força, flexibilidade, resistência, torções e posturas invertidas sobre os ombros”, ressalta o instrutor. 

A caminhoga é uma atividade completa e altamente recomendável para os que buscam qualidade de vida, segundo a psicóloga Paula Lessa Muniz, 43 anos, que não poupa elogios à prática.

Tenho muito apreço pela yoga, já pratiquei em vários momentos da minha vida, estava buscando retomar a atividade, e fiquei sabendo da caminhoga. Gostei muito da atividade porque ela reúne a caminhada ao ar livre, vendo pessoas, com todos os benefícios que a yoga pode proporcionar. Pretendo fazer de novo e indico com muita convicção para todo o mundo, porque é bom tanto para saúde mental quando para a saúde como um todo, conclui a psicóloga. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top