Assine o fluminense

Cuscuz invade a ceia

Colorido, leve e versátil, o prato de origem africana pode e deve ser incorporado à tradicional ceia de Natal, já que combina com nosso clima tropical

A dica de Renata Costa e Paloma Volpini é o cuscuz marroquino com camarão, castanha e damasco

Foto: Marcelo Feitosa

O cuscuz marroquino está em alta na gastronomia brasileira, e tem tudo para se tornar uma ótima opção nas ceias de fim de ano, principalmente por se tratar de um prato colorido, que contribui para a decoração da mesa. Para os especialistas, essa é uma ótima alternativa, que combina com as altas temperaturas da época e que pode surpreender os paladares, fugindo das receitas tradicionais servidas nesta época.

O cuscuz marroquino é muito versátil e pode ser usado como prato principal ou acompanhamento, explicam as especialistas em petit comités, a designer de interiores Renata Costa e a arquiteta Paloma Volpini, que escolheram uma receita com camarão como sugestão para as ceias.

“Acho que a gente deve ousar sair da comida tradicional, quase sempre seca, afinal, é uma época que faz muito calor, o que pede coisas mais leves. Esse prato pode ser feito da maneira mais tradicional, com carne de cordeiro, mas preferi utilizar o camarão. Também pode ser usado peixe, polvo ou somente legumes para quem não come carne. É um prato bem colorido, refrescante e com uma apresentação que fica bem bonita na mesa”, ressalta Paloma.

O cuscuz é um prato originário do norte da África e consiste em um preparado de cereais, principalmente trigo. Em países como Tunísia, Argélia e, claro, Marrocos, a receita é uma das principais da gastronomia local. Uma receita com apelos tão tropicais combina com uma decoração no mesmo clima, defende Renata Costa.

Carol Wanis sugere o cuscuz de tender com tomates confitados, alecrim e crispy de alho-poró

Foto: Evelen Gouvêa

“Quem é recebido com uma decoração, mesmo que um simples arranjo, se sente prestigiado. Sugiro o uso de folhagens de pinheiro, que é mais barato, misturando objetos brancos, verdes e dourados na mesa. Nesta decoração, usamos folha de costela-de-adão como sousplat, dando um tom informal, bem no clima do nosso Natal. Taças grandes de vidro ou compoteiras podem complementar, recheadas com pinhão e folhagens, e já remetem ao espírito da época”, ensina a designer.

O cuscuz está em alta na gastronomia. As pessoas estão arriscando mais na cozinha, e querendo algo diferente do que todo o mundo já conhece. Na verdade, o cuscuz marroquino é um prato simples de ser preparado. Com poucos ingredientes, é possível fazer uma montagem superbacana, afirma a professora de gastronomia Carol Wanis.

“Até então, a gente não tinha incorporado esse prato à nossa gastronomia. Era até difícil achar a semolina para comprar. Mas hoje já está disponível na maioria das lojas e supermercados. Além de tudo, é prático, todo mise-en-plis pode ser feito na véspera”, destaca Wanis.

Usando o ingrediente principal como base, é possível preparar um cuscuz para as mais diversas ocasiões. Seja no Natal, Páscoa ou Dia das Mães, é uma receita versátil, e uma receita sem proteína pode servir de acompanhamento para uma carne, ou prato único, mais indicado para a época do calor, ensina Carol.

“Escolhi o tender como sabor principal por se tratar de uma sugestão para o Natal. Usei tomatinhos confitados para decorar o prato, junto com alecrim e crispy de alho-poró. É um prato que, na maioria das vezes, harmoniza bem com espumantes e vinho branco”, conclui a gastrônoma. 

 

Foto: Marcelo Feitosa

Cuscuz Marroquino com Camarão

Ingredientes:

300g de cuscuz
500g de camarão limpo
1 maço de brócolis
1 cenoura
1 pimentão laranja
1 molho de salsinha
1 cebola-roxa 
100g de castanha-do-pará
100g de damasco
3 dentes de alho
azeite
cúrcuma a gosto

Preparo:

Hidratada a semolina em um caldo de legumes, prepare o camarão salteado com alho e azeite. Refogue os brócolis e a cenoura e reserve. Pique o pimentão, a salsinha e a cebola e reserve. Misture os ingredientes e tempere com sal e cúrcuma a gosto. Cubra com os camarões salteados. 

 

Foto: Evelen Gouvêa

Cuscuz Marroquino de Tender com Crispy de alho-poró

Ingredientes:

1/2kg de cuscuz 
1 cebola picada 
1/2 alho-poró picado 
200g de passas brancas 
200g de tender picado 
2 abobrinhas picadas 
1/2 cebolinha picada 

Preparo:

Hidratar o cuscuz com água quente . Refogar a abobrinha e reservar. Refogar a cebola e o alho-poró e reservar.
Misturar os demais ingredientes. Temperar com sal e pimenta a gosto.

Para o crispy de alho-poró: fatiar finamente o alho-poró, passar na farinha de trigo e fritar em óleo quente. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top