Assine o fluminense

Dança e acrobacia

O cheerleader tem no Marvel All Stars Cheerleading seu maior expoente em Niterói

Por trás dos movimentos precisos, existe uma rotina de intensa dedicação

Foto: Lucas Benevides

Um esporte que traz uma explosão de cores, coreografias, força, sincronia e pompons: você já conhece o cheerleading? A modalidade, ainda pouco conhecida no Brasil, é sucesso em diversos cantos do mundo, e não pode faltar em partidas de basquete, futebol americano, entre outras. Com dança e acrobacia, os “líderes de torcida” têm o papel de animar a plateia com apresentações cheias de beleza e animação.

Quem assiste a uma apresentação costuma ficar deslumbrado com o que vê, afinal, por trás dos movimentos precisos, existe uma forte rotina de intensa dedicação.  O treinamento é dividido em parte técnica e preparo físico, com o objetivo de conquistar um alto rendimento para uma apresentação de dois minutos e 30 segundos.

Em Niterói, uma equipe vem conquistando seu espaço desde 2015, a Marvel All Stars Cheerleading, com 60 alunos no bairro de São Francisco. A escolha do nome, de acordo com os criadores Lucas Maia, de 28 anos, e Leandro Rente, de 29, aconteceu devido à afinidade que possuem com personagens super-heróis, visto que eles trazem ideias de respeito, honra e aceitação ao próximo. Junto, o grupo já participou de diversos campeonatos, dentro e fora do País.

Segundo Lucas e Leandro, a modalidade é composta por seis fundamentos: o Jumps, que são saltos sincronizados característicos da ginástica aeróbica; o Running Tumbling, acrobacias de solo parecidas com as da ginástica artística, que podem ser realizadas de forma estática ou correndo;  o Stunt, elevações humanas feitas por duas ou mais pessoas, onde uma sempre ocupa a posição de flyer (com manobras aéreas) e uma ou mais se tornam a base; a Pirâmide, que é quando a equipe se junta para fazer um grande stunt; os Baskets, arremessos onde a flyer é lançada até 5 metros de altura e realiza acrobacias; e o Dance, uma dança característica com movimentações rápidas, sincronizadas e explosivas.

Pela modalidade ser pouco conhecida, o Leandro passou por sua primeira experiência com as apresentações através de filmes, como, por exemplo, o “Bring On”. Já Lucas ficou sabendo do Cheerleader após entrar no mundo da ginástica artística.

“Acredito que só com muita divulgação e profissionais capacitados difundindo o esporte podemos propagar”, defende.

O desconhecimento também faz com que muita gente acredite que apenas mulheres podem integrar um grupo cheerleading, visto que muitos filmes internacionais retratam a prática como exclusivamente feminina. Porém, ambos os sexos podem participar do esporte.  

“Temos equipes mistas e femininas e, no momento, contamos com 20 homens e 40 mulheres. Eles ficam sempre nas mesmas funções (de base), já as mulheres, dependendo do seu porte físico e experiência, podem ocupar papéis diferenciados”, explica Lucas.

Este ano, o grupo participou do Campeonato Carioca de Cheerleading e conquistou os títulos de Grand Champion, o primeiro lugar no Nível 4 Coed (com grupo misto), segundo lugar no Nível 2 All Girls (em time feminino), entre outras premiações individuais.

Para se inscrever no grupo é necessário entrar em contato com a unidade e realizar uma aula experimental. As mensalidades podem variar de R$ 80 a R$ 240, dependendo da quantidade de treinos semanais. 

UBC

Para auxiliar na disseminação da prática no País, existe a União Brasileira de Cheerleaders (UBC), uma associação de professores e praticantes que tem por objetivo congregar atletas e dar suporte às equipes de cheerleading e aos coaches de todo o Brasil, visando o aprimoramento atlético e competições nacionais e internacionais. 

Por ser o órgão regulador do esporte no território brasileiro, a UBC é responsável pelo Campeonato Nacional de Cheerleader, que acontece neste mês de dezembro. Além de estruturar as regras e normas competitivas, a associação oferece cursos de formação, intercâmbio entre equipes nacionais e internacionais, tendo como seus valores a união, amizade, segurança, alegria e perseverança. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top