Assine o fluminense

De cara limpa

Há quem prefira lançar mão de um rosto natural, sem maquiagem, no verão

Ao lado, a cantora norte-americana Alicia Keys, adepta do rosto limpo, sem maquiagem. Abaixo, a atriz Giovanna Lancellotti, que resolveu não usar maquiagem durante o calor do verão

Divulgação

Durante a temporada mais quente do ano, em que as temperaturas no Brasil passam dos 40 graus, cresce a tendência da “cara limpa” para aqueles que, diante de tanto calor, não se sentem confortáveis com maquiagem no rosto. A tendência já é forte no mundo das celebridades, contando com representantes como a atriz Giovanna Lancellotti e, internacionalmente, a cantora Alicia Keys, que, por sua vez, investe na pele natural o ano todo.

Luciana Santos, professora de dança do Rio, é outra adepta da ideia. Ela diz que o verão é uma época de ser mais natural, mais saudável, ao contrário do inverno, em que gosta de se produzir mais.

“Eu gosto da pele natural porque moro perto da praia, então estou sempre bronzeada. Passo um filtro solar, um batom, às vezes um rímel, e mais nada”, conta ela, que, mesmo sem usar maquiagem, não deixa de cuidar da pele, dizendo que nunca esquece do protetor solar, de lavar o rosto com um sabonete neutro e da hidratação. Para os dias de praia, ainda dá uma dica. “Quando tô na praia, compro uma água com gás e lavo o rosto, pra dar uma refrescada e não ressecar a pele por causa da água salgada”, indica.

Sobre os cuidados com a pele, a dermatologista Lilian Delorenze afirma que precisam ser redobrados no verão, já que a pele fica mais exposta aos raios ultravioleta, seja pelos dias mais longos ou pelas atividades ao ar livre.

“Cuidar da pele nessa época do ano é essencial para evitar problemas como queimaduras solares, envelhecimento cutâneo, manchas e até mesmo câncer de pele”, ressalta a profissional.

Portanto, mesmo sem fazer uso de maquiagem, é necessário que os devidos cuidados sejam tomados. 

“É importante frisar que não usar maquiagem não significa não usar absolutamente nada na pele”, adverte a dermatologista, que, para a noite, recomenda o uso de um creme de tratamento para as necessidades específicas de cada um (seja melasma, ressecamento, rugas...), aliado a um hidratante. Pela manhã, fazer uso de um creme/sérum de vitamina C antes de passar o filtro solar. A vitamina C age como um antioxidante, retardando o envelhecimento da pele e potencializando a ação do filtro. Segundo ela, são três os pilares de uma pele saudável: proteção, hidratação e limpeza.

A médica esteticista Tathiana Antony cita ainda mais algumas dicas de cuidados a serem tomados para se ter uma pele mais saudável na estação: evitar a depilação, tratamentos químicos ou com laser nas vésperas e após a exposição ao sol; usar água fria no rosto; fazer esfoliação orientada pelo menos uma vez por semana e o uso de máscaras calmantes e hidratantes. Ressalta, ainda, que o mais importante dentre os cuidados deve ser quanto à proteção solar.

“O protetor solar deve ser aplicado cerca de 20 a 30 minutos antes da exposição solar e reaplicado de 3 em 3 horas”.

Tathiana lembra, também, que, hoje, já existem no mercado vários filtros solares que vêm com algum tom de base, o que seria uma boa opção para aqueles que desejam proteger a pele, mas ainda tendo a possibilidade de cobertura, de forma mais leve.

A dermatologista Lilian Delorenze considera a tendência da “cara limpa” muito benéfica. Normalmente, o indicado é descansar a pele por dois dias durante a semana, já que, em excesso, a obstrução dos poros e o contato constante com as substâncias químicas contidas nas formulações das maquiagens pode levar a quadros de reações alérgicas e acne.

“Claro que uma visita ao dermatologista periodicamente é essencial, até mesmo para que sejam indicados os produtos que melhor se aplicam a cada tipo de pele”, pondera.

 
Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top