Assine o fluminense

Desvendando o mito

As amigas Marcia Batista e Anna Medeiros produziram o livro “Silvio Santos: A Biografia”

Marcia Batista e Anna Medeiros produziram o livro “Silvio Santos: A Biografia”

Foto: Divulgação

Quem não conhece o famoso bordão “Quem quer dinheiro?”? Há mais de cinco décadas, Silvio Santos invade os lares brasileiros com seu apelo popular e seu modo único de comunicar-se com sua audiência. Recentemente, o apresentador comemorou seus 87 anos de vida e 55 dedicados ao entretenimento, 36 à frente de sua emissora, o SBT. 
Personalidade querida, não só pelos populares, mas também por uma legião de artistas, Silvio é visto como referência e peça fundamental da história da TV do Brasil. Enxergando todo o potencial do animador, tanto na vida pessoal quanto profissional, duas amigas, Marcia Batista e Anna Medeiros, produziram o livro “Silvio Santos: A Biografia”, que foi reconhecida pelo próprio como sua verdadeira biografia, já que a obra reúne diversos depoimentos de pessoas - de funcionários a celebridades - que tiveram suas vidas transformadas pelo artista. A obra mostra as diversas faces do dono do SBT: o pai, o apresentador, investidor, caçador de talentos, e por vezes causador de polêmicas. 

Quando surgiu a vontade de falar sobre Silvio Santos? 

Marcia: Acho que o sonho de muitos profissionais é publicar a biografia de uma personalidade com a relevância do Silvio Santos, né? Sempre foi meu objetivo realizar esse livro. A ideia surgiu da necessidade de conhecermos um pouco mais sobre os bastidores e o lado humano do Silvio Santos. Em 2015 cheguei a apresentar o projeto a uma das filhas dele e foi super bem-recebido. Infelizmente, acabou não indo pra frente. Ainda assim, não esmoreci e continuei escrevendo e reunindo o material. Todavia, o trabalho de cobrir a vida de um homem que praticamente é a história da televisão é homérico. Então, no início de 2017 convidei minha amiga Anna para finalizarmos juntas as pesquisas e acelerar a publicação do livro. Deu super certo e ficamos muitos felizes com o resultado dessa parceria.

Anna Medeiros: Eu abracei o convite desde o início, mas, claro, com um leve frio na barriga dada a importância.

Foi preciso quanto tempo para reunir as informações necessárias para produzir essa biografia?

Marcia: Eu pesquiso sobre o Silvio há muitos anos. Mas comecei a reunir efetivamente o material em meados de 2012.

O Próprio Silvio considerou o trabalho de vocês como sua verdadeira Biografia. Como foi saber que seu ídolo abraçou sua obra?

Anna: Primeiramente podemos dizer que todo o pensamento e o esforço foram direcionados a fazer o melhor livro possível, algo digno de toda a grandeza da história do Silvio. Quando começou a chegar os resultados, senti como um sonho se realizando, uma sensação de “missão cumprida”. O reconhecimento do próprio Silvio foi realmente especial e gratificante! Ele ficou admirado com o trabalho realizado e com a existência dos depoimentos ao longo da história, o que trouxe uma “força” maior para o que estava sendo contado, sua história. Esse reconhecimento foi maior do que qualquer autorização que o livro pudesse ter.

Marcia: Podemos dizer que foi indescritível! O objetivo era que o livro fosse realmente uma homenagem a ele. Então acho que conseguimos.

Anna acredita que Silvio é tão amado pela sua capacidade de conexão com o outro

Foto: Divulgação / André Albregard

O que Silvio Santos representa?

Marcia: Para mim ele representa um exemplo de excelência profissional e, acima de tudo, um ser humano ímpar. Daqueles que nasceram predestinados a fazer história.

Anna: Assim como muitos brasileiros, crescemos assistindo ao SBT e temos memórias afetivas de programas da emissora que marcaram época. Silvio sempre foi alguém com uma aura especial, foi muito enriquecedor, se aproximar e compreender melhor uma história tão impressionante, literalmente digna de uma biografia.

Por que o Silvio é uma celebridade tão querida? 

Anna: Esse mistério ainda permanece não totalmente desvendado! (Risos). Ele tem uma capacidade de conexão com o outro, com o público, de gerar uma identificação que aproxima ao mesmo tempo em que se mostra com todo o seu talento, fazendo como ninguém o trabalho de animador. Por isso, os brasileiros têm um carinho imenso por ele.

Marcia, soube de uma fato, uma gravação do Silvio em sua secretária eletrônica. Conta pra gente, como foi isso?  

Marcia: Esse fato é curioso, a primeira vez que o Silvio ligou, eu não atendi, pois estava em reunião. Foi por isso que ele deixou o recado no meu celular, que não apagarei jamais (risos).

Depois disso houve algum outro contato com ele?

Marcia: Depois nos falamos mais duas vezes. Ele sempre foi muito simpático e numa das ligações conversou no viva-voz com toda nossa equipe. Uma das designers, a Aline, chegou inclusive a chorar de emoção.

Se por acaso do destino Silvio aparecesse aqui, o que diriam a ele?

Anna: Silvio, foi uma honra “viver” a sua história para poder escrever este livro. Foi uma convivência engrandecedora e desafiadora, que me fez sair melhor. É um alívio e uma inspiração ter aprendido com você que sempre podemos ir além. Eu nunca vou me esquecer do maravilhamento que foi descobrir aspectos incríveis da sua história, como já disse, dignos de uma grande biografia!

Marcia: Silvio, não foi fácil resumir em palavras a história de um dos mais bem-sucedidos empresários nacionais que também é a personificação da própria história da televisão brasileira. Escrever uma biografia tão vasta não tem nada de simples, mas o desafio é recompensador. Ao longo da jornada, fomos estabelecendo uma conexão ainda maior com sua figura e criamos uma identificando que representou até mesmo um enorme crescimento pessoal para todos os envolvidos no projeto. Somos gratas a todos que colaboraram com o livro e especialmente a você - que é um grande profissional e ser humano não apenas diante das câmeras, mas, principalmente, nos bastidores. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top